Ciência é Vida: participe amanhã da #MarchaPelaVida, encabeçada por entidades científicas

Publicado em 08/06/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 17h11

Divulgação: Dcom/UFCA

Entidades de diversos setores da sociedade civil realizam amanhã, dia 9 de junho de 2020, a Marcha Virtual pela Vida. A ideia da marcha veio após um manifesto, lançado em 29 de maio (link para uma nova página), encabeçado por entidades como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), em favor do fortalecimento de valores fundamentais para que o país tenha condições de enfrentar a pandemia de covid-19 que acomete o mundo atualmente: a Vida, a Saúde, o SUS, a Solidariedade, a preservação do Meio Ambiente, a Democracia, a Ciência e a Educação.

Essas instituições, ao lado de outras, como a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), o Conselho Nacional de Saúde (CNS) e a Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), organizaram a “Frente pela Vida”, cuja adesão é aberta a toda sociedade civil. Com atividades transmitidas pelas redes sociais digitais ao longo do dia, o objetivo é chamar a atenção dos brasileiros para a necessidade de integração de esforços para a adequada condução da crise instaurada pela pandemia.

Além de debates on-line, as entidades promoverão um tuitaço, das 12h às 13h do dia 9 de junho, com a hashtag #MarchaPelaVida. A Universidade Federal do Cariri (UFCA), apoiando a iniciativa, convida a sua comunidade a também aderir ao movimento.

Os participantes da Marcha Virtual pela Vida também poderão mostrar na internet suas manifestações de apoio em tempo real, com avatares, através do aplicativo Manif.app (link para uma nova página): ferramenta criada na França, de fácil navegação, já utilizada no país para manifestações em tempos de coronavírus.

O convite se estende ainda aos apoiadores que quiserem postar vídeos curtos com declarações sobre a importância de aderir à Marcha Pela Vida ao longo desta semana, em suas próprias redes sociais digitais, assinalando a #MarchaPelaVida. Se desejarem, podem também marcar a @SBPCnet, que poderá compartilhar esses vídeos, ampliando ainda mais a disseminação.

Sobre a Frente pela Vida

A Frente pela Vida se sustenta em seis pilares. São eles:

• O direito à vida é o bem mais relevante e inalienável da pessoa humana, sem distinção de qualquer natureza;
  • As medidas de prevenção e controle no enfrentamento da pandemia da covid-19 devem ser estabelecidas com base científica e rigorosamente seguidas a partir de planejamento articulado entre os governos federal, estadual e municipal;
  • O Sistema Único de Saúde – SUS é instrumento essencial para preservar vidas, garantindo, com equidade, acesso universal e integral à saúde;
  • A solidariedade, em especial para com os grupos mais vulneráveis da população, é um princípio primordial para uma sociedade mais justa, sustentável e fraterna;
  • É imprescindível para a vida no Planeta a preservação do meio ambiente e da biodiversidade, garantindo a todos uma vida ecologicamente equilibrada e sustentável;
  • A democracia e o respeito à Constituição são fundamentais para assegurar os direitos individuais e sociais, bem como para proporcionar condições dignas de vida para todas e todos os brasileiros

*Com informações da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Marcha Virtual pela Vida
Quando: dia 9 de junho de 2020