Aprovado Mestrado Profissional em Administração Pública na UFCA. Primeira seleção deve ocorrer no segundo semestre de 2024

Publicado em 09/02/2024. Atualizado em 09/02/2024 às 11h30

Foto: Gabriel Souza - Dcom/UFCA

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) foi uma das 19 Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) aprovadas para ofertar vagas do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap). O resultado foi publicado na última quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024.

O Profiap tem a finalidade de capacitar profissionais para o exercício da prática administrativa avançada em organizações públicas. 

A UFCA foi aceita na Chamada Pública referente ao Edital 17/2023, que buscou selecionar até 20 novas Ifes filiadas à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), para fazer parte do programa de mestrado. 

De acordo com esse edital, o programa disponibilizará até 200 vagas, divididas entre as Ifes selecionadas, na turma 2024. Por ser um programa em rede, o edital está sendo elaborado, em conjunto, por todas as instituições envolvidas. 

Antes dessa Chamada Pública, o Profiap era ofertado em 21 Ifes. Com o resultado da última quarta-feira, passará a ser oferecido em 40 instituições – de todas as regiões do país. Dentre os critérios analisados, as mais recentes integrantes do programa foram escolhidas com base em propostas que favorecessem a interiorização e a distribuição regional equitativa de vagas de pós-graduação.

Na UFCA, a previsão é que uma proposta de edital esteja pronta até o segundo semestre de 2024, com número de vagas específico para a Universidade. A princípio, todos os componentes do programa deverão ser ofertados de forma presencial, no campus Juazeiro do Norte, mas a possibilidade da realização de atividades remotas não está descartada. 

Seleção das turmas, carga horária e linhas de pesquisa

Os critérios de seleção das turmas na UFCA seguirão os procedimentos realizados pelo Profiap, que ocorrem por meio do Teste de Proficiência aplicado pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Teste Anpad).

Os conteúdos do teste são divididos em 4 seções: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Raciocínio Lógico-Matemático e Raciocínio Analítico. Esse teste é aplicado por mais de 170 instituições brasileiras.

O mestrado do Profiap prevê, no mínimo, 480 horas de atividades didáticas, que estão dividas em 360 horas de disciplinas (entre obrigatórias e optativas) e 120 horas para o Trabalho de Conclusão Final (Dissertação).

As linhas de atuação do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional são “Políticas Públicas” e “Administração Pública e Organizações”. Na UFCA, a divisão de vagas por linhas de pesquisa ainda será definida pelo grupo de professores que compõem o colegiado do curso. 

“Espaço de formação, de especialização e de qualificação dos recursos humanos aqui na região”

O interesse em fazer parte do programa veio, segundo professor Wendell, da ideia de que as universidades precisam se consolidar na oferta de vagas em cursos de pós-graduação. Sendo assim, a participação da UFCA no Profiap, assim como em outros mestrados em Rede, vão ao encontro dessa perspectiva, ofertando vagas para comunidade nas regiões de atuação da instituição parceira. 

“Uma das justificativas que torna esse mestrado relevante é que a gente vai poder atender essa população da região do Cariri, dialogando com a grande quantidade de equipamentos públicos, servidores públicos e agentes que trabalham no setor; além de atender aos nossos egressos que demandam cada vez mais formações mais capacitadas para lidar com seus cotidianos profissionais ”, afirmou o coordenador do Profiap na UFCA.

Nesse sentido, Wendell afirmou que o mestrado do Profiap é justamente o “espaço de formação, de especialização e de qualificação dos recursos humanos aqui na região, voltado para essa área da Administração Pública”. A UFCA oferta o curso de Administração Pública desde de 2010 e agora passará a oferecer uma pós-graduação nessa área também.

Formação do corpo docente

O edital do qual a UFCA participou estabeleceu critérios de pontuação com base na produção acadêmica e técnica dos docentes da Universidade. 

Wendell explica que, para ofertar o mestrado, era necessário que esses docentes atingissem uma pontuação específica em relação às produções acadêmicas e técnicas de cada um: “Cada professor teria que bater 200 pontos e a Universidade também deveria se comprometer a ofertar todos os componentes obrigatórios previstos no regime do Profiap”, ressaltou.

No edital, os docentes puderam pontuar por meio de sua produção bibliográfica ou técnica ou, ainda, do número de orientações concluídas nos últimos quatro anos. Para cada item, poderiam ser atribuídos 10 pontos. No caso das publicações em revistas científicas, a pontuação variou de zero a 100, a depender do Qualis do periódico em questão.

A partir dessas observações constantes no edital, como explicou o professor Wendell, foram feitas análises dos perfis dos professores que melhor se enquadrariam no corpo docente do programa. Desse modo, essas expectativas da proposta de adesão foram atreladas às credenciais dos núcleos de conhecimento do curso de Administração Pública e Gestão Social e de outros núcleos do CCSA/UFCA. Ao todo, oito docentes participarão do colegiado do Profiap na UFCA.

“O corpo docente [do Profiap na UFCA] vai ser composto por professores dos cursos de Administração Pública e Gestão Social, Ciências Contábeis e Administração. Todos os professores envolvidos foram aprovados no resultado final do edital com os critérios estabelecidos, ou seja, tinham a pontuação mínima de 200 pontos, somando a produção técnica e a acadêmica”, frisou o professor Wendell.

Laboratórios participantes da proposta de adesão

Além da infraestrutura física da UFCA (tais como salas de aula, equipamentos e laboratórios), Wendell destaca a participação dos laboratórios e grupos de pesquisa que existem no CCSA/UFCA foram decisivos para a aprovação da proposta de adesão da UFCA. 

Os laboratórios e o grupo de pesquisa que embasaram a proposta de adesão ao Profiap são todos certificados pela UFCA no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (DGP/CNPq). Sendo eles:

  • Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (Liegs), fundado em 2006 e liderado pelo professor Ives Romero Tavares do Nascimento;
  • Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares e Solidários (Iteps), fundada em 2009 e liderado pelo docente Eduardo Vivian da Cunha;
  • Laboratório de Estudos em Violência e Segurança Pública (Levis), fundado em 2017 e liderado pelo professor Wendell de Freitas Barbosa;
  • Laboratório de Estudos em Gestão de Cidades e Territórios (LaCITE), fundado em 2018 e liderado pelo professor Francisco Raniere Moreira da Silva;
  • Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas (Laurbs), fundado em 2019 e liderado pelo docente Diego Coelho do Nascimento;
  • Grupo de Pesquisa em Contabilidade e Finanças, fundado em 2021 e liderado pelo professor Milton Jarbas.

O professor Wendell também cita nomes de instituições que apoiaram a adesão da UFCA ao Profiap. Segundo ele, são elas:

  • Associação Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campo de Públicas (Anepecp);
  • Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece);
  • Associação dos Auditores Fiscais da Administração Fazendária do Estado do Ceará (Auditece);
  • Coordenação da área de Administração Pública da Anpad;
  • Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP);
  • Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz). 

Serviço

Centro de Ciências Sociais Aplicadas
ccsa@ufca.edu.br