UFCA 9 anos: leia mensagem da Administração Superior para a comunidade acadêmica

Publicado em 05/06/2022. Atualizado em 31/10/2022 às 15h32

Foto: Gabriel Souza - Dcom/UFCA

Em 5 de junho de 2013, com a publicação da Lei 12.826 (link para uma nova página), foi criada a Universidade Federal do Cariri (UFCA), que portanto comemora neste domingo, 5 de junho de 2022, seus nove anos de criação.

Abaixo, segue mensagem da Administração Superior da UFCA para toda a comunidade acadêmica.

“Ontem” (assim parece, pela rapidez com que o tempo flui), numa quarta-feira, no dia 5 de junho de 2013, Dia do Meio Ambiente, foi sancionada, pela presidente da República na época, a Lei Nº 12.826, que dispunha sobre a criação da Universidade Federal do Cariri – UFCA, por desmembramento da Universidade Federal do Ceará – UFC, e dava outras providências.

Hoje, a UFCA completa orgulhosamente 9 anos de existência. Por isso, pode ser dito, sem dúvidas, que um sonho da comunidade que a acolhe se concretizou.

Foram 9 anos de trabalho intenso e dedicado, de uma maioria que nos permitiu chegar até aqui. Esse trabalho permitiu, sobretudo, transformar muitas vidas nesta quase uma década! Os registros mostram 2.504 alunos de graduação formados, mas tivemos também alunos de pós-graduação: até agora, 265 alunos concluíram os cursos oferecidos pela UFCA, entre cursos de especialização, residência médica, mestrado e doutorado.

Transformada também foi a vida dos nossos, em maioria jovens, servidores docentes e servidores técnico-administrativos – o que se estende aos nossos colaboradores terceirizados e às famílias de todos eles. Hoje, estão integrados ao cotidiano deste pujante Cariri, contribuindo para o desenvolvimento da região com seu trabalho.

Enfrentamos tempos difíceis, que começaram pouco depois da criação da Universidade. Não fossem a efetiva diminuição do orçamento discricionário da UFCA (que é o impactado pela realidade dos cortes e dos bloqueios) e a impossibilidade de ampliar, por meio de concursos públicos, nosso quadro de servidores (conforme previsto na lei de criação da UFCA), muito mais poderia ter sido feito e entregue à sociedade. Todavia, nosso ânimo de fazer o melhor possível para entregar Ensino superior público, gratuito, de qualidade e socialmente referendado nunca esmoreceu.

A qualidade e a gratuidade, que marcam a função social das universidades públicas brasileiras, agora se mostram ameaçadas – caso seja aprovada, no Congresso Nacional, uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que prevê a cobrança de mensalidade pelas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). A iniciativa, além de ferir o direito fundamental ao Ensino público gratuito, torna-se descabida, pois baseia-se em premissa que não corresponde mais à realidade das nossas universidades. Hoje as universidades públicas não são mais das elites: elas  recebem, nas suas salas de aula, um perfil de jovens que representa a maioria no nosso Brasil. Assim é na UFCA, na qual quase 78% dos estudantes se enquadram no recorte do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), ou seja: têm renda familiar per capta de até um salário mínimo e meio.

Com referência às dificuldades orçamentárias, no fim do mês passado, fomos surpreendidos com um bloqueio1 de 14,5% no orçamento discricionário da UFCA, o que pode inviabilizar a execução dos serviços de pagamento contínuo antes de fecharmos este ano.

Apesar de todas as dificuldades, a UFCA só tem avançado nestes 9 anos. Isso graças à obstinação e à resiliência daqueles e daquelas que continuam trabalhando na nobre luta por uma melhor Educação para o nosso povo e por um país mais justo, solidário, tolerante e desenvolvido com sustentabilidade.

Com sentimentos mistos de alegria e preocupação, damos os PARABÉNS a todas e a todos que fazem a UFCA, pelo nono aniversário da Universidade que amamos.

Vida longa, UFCA!

Administração Superior da UFCA

1 Na sexta-feira passada (3 de junho de 2022), o bloqueio anunciado pelo governo federal caiu para 7,2%, conforme anunciado pelo Ministério da Educação (MEC). A gestão superior está, neste momento, avaliando os desdobramentos desta medida de contingenciamento na UFCA. O assunto –impactos do corte para a UFCA – será tema de live nesta segunda-feira, dia 6 de junho de 2022.