Abertura do Enex 2019 destaca papel transformador da Extensão

Publicado em 29/08/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h22

Foto: Davi Moreira - Dcom/UFCA

Teve início, na manhã desta quinta-feira (29), a décima quinta edição do Encontro de Extensão da Universidade Federal do Cariri (Enex). Com o tema Universidade e Sociedade, a abertura do evento ocorreu no Auditório Beata Maria de Araújo do campus Juazeiro do Norte da UFCA e contou com apresentação musical da Orquestra Sinfônica da instituição. Ao longo da programação, haverá fóruns, palestras e mesas redondas temáticos.

A mesa de abertura foi composta pelo Reitor da UFCA, Ricardo Ness, pela Pró-Reitora de Extensão (Proex/UFCA), Fabiana Lazzarin, pelo professor da Universidade de Pernambuco (UPE), Miguel Melo Ifarideó (foto); pela professora da Faculdade de Medicina da UFCA, Maria Auxiliadora Brito – representando o corpo docente em iniciativas extensionistas –; e pela estudante do curso de Administração da UFCA, Fernanda Bastos – representando os estudantes extensionistas da instituição.

Fabiana abriu as falas da mesa com a célebre frase do ativista norte-americano Martin Luter King, “I have a dream” (ou “eu tenho um sonho”, em tradução livre). Segundo a Pró-Reitora, a Extensão universitária é fundamental no cenário atual do Ensino Superior público: “Eu tenho o sonho de que esse auditório esteja [no futuro] lotado de extensionistas, mas extensionistas que queiram realmente estar aqui como a ponta de lança da comunidade dentro da nossa Universidade, com as suas ações, com aquilo que vocês representam dentro dos projetos e programas”, disse Fabiana.

O Reitor da UFCA destacou, por sua vez, a dedicação das ações extensionistas para impactar positivamente a sociedade: “Nesses tempos difíceis em que a gente tem vivido, a Extensão tem um papel muito importante na Universidade. Esse papel transformador da Extensão é o que a faz tão importante. Em todas as atividades da Universidade há muita entrega, mas todos que fazem a Extensão, em especial, fazem isso com o coração. Acho que esse é o grande diferencial dela”, afirmou.

Convidado a proferir a primeira palestra do Enex, o professor Miguel Ifadireó dissertou sobre os impactos da Extensão Universitária na sociedade, pontuando seu panorama histórico e suas especificidades: “A Extensão é um processo que articula diversas abordagens e metodologias de Ensino para educar o aluno para ver a sociedade de outras formas. É como se, dentro do universo apenas do Ensino e da Pesquisa, o aluno enxergasse o mundo sem óculos. A partir do momento que você vivencia essa articulação transformadora – que transforma tanto a vida universitária quanto a sociedade com a qual a Universidade está interagindo – é como se você colocasse óculos nos alunos para que eles possam ver a sociedade de uma forma diferente”, reflete.

Na tarde de hoje, também no auditório Beata Maria de Araújo, haverá a mesa redonda “Extensão Universitária na Região do Cariri: relatos de experiência”, com convidados das cidades de Salitre, Araripe e Mauriti; além da palestra “Inserção da Extensão nos currículos da Graduação: perspectivas e desafios”, conduzida pela Coordenadora de Políticas Extensionistas da UFCA, Francilda Alcântara.

O Enex vai até amanhã (30), com programação no campus Juazeiro do Norte e também no campus Barbalha, onde haverá um fórum de estudantes que discutirá o impacto da Extensão na formação discente.

Prêmio Você faz Extensão

Durante o Enex, serão divulgados os vencedores do Prêmio Você faz Extensão. Lançado no início do mês, o concurso vai conceder prêmios entre R$ 500,00 e R$ 1.500,00 a três ações extensionistas da UFCA deste ano. Os extensionistas foram convidados a produzir um vídeo curto, informando o objetivo da ação, o perfil do público alvo e os impactos da ação junto ao público alvo. Os valores foram disponibilizados pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae/UFCA).

Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFCA)
Campus Juazeiro do Norte
proex@ufca.edu.br