15 estudantes concluem a primeira turma do Curso de Especialização em Tradução e Interpretação de Libras da UFCA

Publicado em 18/03/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 15h48

Primeira turma da Especialização em Tradução e Interpretação de Libras da UFCA. Foto capturada antes da pandemia de Covid-19

O Curso de Especialização em Tradução e Interpretação de Libras da Universidade Federal do Cariri (UFCA) conclui a primeira turma neste primeiro semestre de 2021, com a apresentação, no final de março e início de abril, dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos quinze estudantes que concluíram a especialização.

De acordo com Roger Lineira Prestes, professor da UFCA e coordenador da especialização, em seus TCC, os alunos vão apresentar trabalhos que abordam a atuação do intérprete em diversas áreas, tais como hospitais, igrejas, escolas, universidades, dentre outros.

Segundo Roger Prestes, o curso de especialização surgiu pela percepção da necessidade de ofertar uma formação continuada para os profissionais intérpretes de Libras da região. Essa foi a primeira turma de pós-graduação lato sensu no Brasil. Roger enfatiza que, a partir dessa formação, esses profissionais poderão desempenhar cada vez melhor sua profissão na região do Cariri.

Sobre o curso

A Especialização em Tradução e Interpretação de Libras da UFCA objetiva qualificar profissionais para atuação como tradutores e intérpretes dessa língua. A primeira turma se iniciou de maneira presencial, no entanto, por conta da pandemia, as aulas passaram a ser realizadas remotamente, através do Google Meet. Houve uma pequena evasão, mas a maioria permaneceu até o fim. A previsão é de que em junho de 2021 seja realizado um novo processo seletivo para formação da segunda turma.