UFCA migra ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para nuvem

Publicado em 06/03/2023. Atualizado em 06/03/2023 às 19h31

O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da Universidade Federal do Cariri (UFCA), com tecnologia Moodle, foi migrado para a nuvem computacional. Esta ação foi realizada pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e o Centro de Educação à Distância (CEAD) para oferecer um melhor serviço para os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e do Curso Superior de Tecnologia em Produção Multimídia, na modalidade EaD, que iniciaram suas primeiras turmas neste semestre, e dos demais cursos previstos para serem lançados em seguida.

Dentre as vantagens de utilizar o ambiente em nuvem computacional, estão: segurança dos dados/privacidade, disponibilidade, escalabilidade, eficiência e redução de custos.

Ao longo do ano será realizada a integração do AVA com o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA/UFCA), como previsto em contrato com a fornecedora da solução.

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) foi contratada para prover a solução tecnológica e de customização do AVA, através do serviço Moodle Gerenciado (NasNuvens/RNP).

Para acessar o AVA, visite: https://ava.ufca.edu.br.