UFCA Itinerante na Rede retoma preparação para Enem em escolas da rede estadual

Publicado em 02/08/2021. Atualizado em 10/08/2021 às 07h23

 O Programa UFCA Itinerante na Rede  retomou nesta segunda-feira, 2 de agosto de 2021, as ações de Extensão nas escolas da rede estadual. 

A programação da primeira semana de agosto inclui aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de formação em saúde e sustentabilidade.

 Nesta segunda-feira, as ações ocorrem das 13h às 17h, de forma remota, por meio da plataforma Google Meet e com emissão de certificados. Entre elas, o Projeto Saúde Integral do Estudante, que capacita os jovens para o autocuidado por meio de uma abordagem que reúne vida estudantil, saúde mental e ambiental. Outro projeto, Corpo, Saúde e Vestibular, oferece preparação física e mental para os estudantes que pretendem ingressar no Ensino Superior. Ambos são vinculados ao curso de Medicina da UFCA e realizarão sua última ação do projeto, respectivamente, na Escola EEFM Antônio Mota, em Antonina do Norte, e na Escola EEM Prof.ª. Maria Afonsina Diniz, em Várzea Alegre.

Na terça-feira, 3 de agosto, é a vez dos estudantes da Escola Raimundo Coelho, no Crato, que receberão a equipe do projeto TEEN – Trabalhando o Emocional Através do Ensino, que foca em desenvolver a saúde mental dos adolescentes enquanto busca auxiliar sua formação educacional.

Na quarta-feira, o Programa Caririense de Escrita e Leitura na Adolescência estará na Escola Padre Amorim, em Missão Velha, ministrando aulas sobre interpretação de temas, construção de argumentação e escrita de redação. Ainda no mesmo dia, a equipe do Projeto Engenharia de Materiais Popular e Aplicada em Nosso Dia a Dia fala com os estudantes da Escola EEFM Antônio Mota, em Antonina do Norte, sobre Ciência, Engenharia de Materiais, Internet e Mídias Sociais.

O encerramento da programação desta semana ocorre na quinta-feira, 5 de agosto, com o Projeto Drogas e Álcool: os impactos do abuso de substâncias psicoativas na adolescência, na Escola EEMTI Estado da Bahia, no Crato, e o Projeto A Caminho do Enem: UFCA na Escola, preparatório para o Exame, na Escola EEM José Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte. Ambos também em suas últimas ações nas respectivas escolas.

O Programa UFCA Itinerante na Rede é um conjunto de ações e projetos desenvolvidos pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFCA, voltados para o desenvolvimento acadêmico e profissional de jovens da rede pública de Ensino em todo o território do Cariri.

Confira a programação

Segunda-feira, 02

Projeto saúde integral do estudante

Horário: 13h às 15h

Onde: Google Meet

Para quem: EEFM Antônio Mota (Antonina do Norte)

Corpo, saúde e vestibular: o ensino da Anatomia e Fisiologia Humana para o ENEM

Horário: 15h às 17h

Onde: Google Meet

Para quem: EEM Prof.ª Maria Afonsina Diniz (Várzea Alegre)

Terça-feira, 03

TEEN – Trabalhando o emocional através do ensino

Horário: 15h10 às 17h10

Onde: Google Meet

Para quem: Escola Raimundo Coelho (Crato)

Quarta-feira, 04

Engenharia de Materiais popular e aplicada em nosso dia a dia

Horário: 13h às 15h

Onde: Google Meet

Para quem: Escola EEFM Antônio Mota (Antonina do Norte)

Programa caririense de escrita e leitura na adolescência

Horário: 14h às 16h

Onde: Google Meet

Para quem: Escola Padre Amorim (Missão Velha)

Quinta-feira, 05

A caminho do Enem

Horário: 13h às 15h

Onde: Google Meet

Para quem: Escola EEM José Bezerra de Meneses (Juazeiro do Norte)

Drogas e álcool: os impactos do abuso de substâncias psicoativas na adolescência

Horário: 14h às 16h

Onde: Google Meet

Para quem: Escola EEMTI Estado da Bahia (Crato)

Serviço

Núcleo de Apoio à Divulgação e Difusão da Extensão (Nadde)

Pró-reitoria de Extensão

(88) 3221-9292

divulgação.proex@ufca.edu.br