Conheça o sistema de informação para gestão de eventos da UFCA: SIGEventos

Publicado em 08/11/2022. Atualizado em 15/02/2023 às 20h46

O sistema de informação para gestão de eventos da UFCA, SIGEventos (https://sig.ufca.edu.br/sigeventos/), foi implantado no dia 16 de agosto de 2022, trazendo uma nova e eficiente gestão de eventos da instituição. A conclusão desse projeto faz parte da Ação do Plano Diretor de TI (PDTI/UFCA 2019-2022): A004 – Evoluir plataforma de gestão de eventos acadêmicos e emissão de certificados.

Ilustração de uma tela do SIGEventos

Antes da implantação do SIGEventos, a UFCA fazia a gestão de eventos por meio de sistemas como: Forms (inscrição de avaliadores), Conferências.UFCA (gestão dos trabalhos inscritos), Even3 (ferramenta externa para gerar certificados e confirmar participantes), dentre outras. A utilização de várias ferramentas confundia os usuários, pois eles não sabiam de modo intuitivo qual ferramenta utilizar para inscrição de avaliadores, inscrição dos trabalhos, inscrição dos participantes, geração de certificados, entre outras funcionalidades. O SIGeventos é uma ferramenta com capacidade de fazer as funcionalidades existentes nos sistemas acima, o que unifica a ferramenta e facilita o entendimento do fluxo de eventos para o usuário final.

Embora a implantação do SIGEventos tenha sido adiada várias vezes devido a priorização de projetos pela UFCA, em 2021 e 2022 a ação pôde ser priorizada. Com isso, as equipes da PROCULT, do Cerimonial e da DTI trabalharam juntas para a homologação (aceitação) do sistema.

Logo após a fase de homologação, houve o agendamento e a execução do treinamento do SIGEventos para vários setores da instituição (Cerimonial, PROCULT, PROEX, PROGRAD, PRPI, entre outros). O treinamento foi realizado de 10 a 12 de agosto de 2022. Logo após o treinamento, o sistema foi liberado para uso.

O SIGEventos gera grandes vantagens para os setores da UFCA, agilizando todo o processo de gestão dos eventos e melhorando a experiência dos usuários. A manutenção do sistema também melhorou, pois, a partir da implantação, a DTI precisará corrigir e evoluir apenas um sistema. Para concluir a ação, será formalizado o processo de gestão de eventos da UFCA, que visa esclarecer para os setores solicitantes de novos eventos o que é necessário para criação e execução dos eventos.