Seja Extensão: editais da Proex/UFCA para 2021 já estão disponíveis

Publicado em 16/12/2020. Atualizado em 18/12/2020 às 11h43

A Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri (Proex/UFCA) lançou três editais para seleção de projetos e concessão de bolsas de extensão vigentes no ano de 2021. O objetivo é estimular a participação dos estudantes da UFCA em ações que contribuam para a transformação social, incentivando a aproximação da Universidade com a comunidade externa.

Os editais foram publicados em três modalidades: Ampla Concorrência, Prope e Peex. As bolsas terão o valor de 400,00 reais para o cumprimento de uma carga horária semanal de 12 horas, totalizando 48 horas mensais, com vigência no período de abril a dezembro de 2021.

O Programa de Protagonismo Estudantil (Prope/Proex) concede bolsas de extensão para ações propostas por estudantes de graduação tutoradas por docentes. Em 2021 serão disponibilizadas 10 bolsas nesta modalidade.  Já na modalidade Ampla Concorrência, serão disponibilizadas 38 bolsas para Programas e 60 bolsas para Projetos. Entende-se como Projeto a ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural, científico e tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado. Já a categoria Programa é tida como o conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão (cursos, eventos, prestação de serviços), garantindo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa, extensão e cultura.

O Programa de Integração Ensino e Extensão (Peex/Proex) busca a integração dos componentes curriculares junto às ações de extensão visando atender ao Plano Nacional de Educação – PNE 2014/2024, que prevê a destinação de 10% da carga horária total dos cursos de graduação para programas e projetos de extensão universitária. O Programa é gerenciado em conjunto com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA) e em 2021 irá ofertar 20 bolsas.

Este ano, a Extensão Universitária, assim como todos os setores da sociedade, foi afetada pela pandemia causada pela Covid-19. Em 2021, as ações deverão submeter propostas a serem realizadas de forma remota, podendo, a depender das condições em que se encontrar a saúde pública na Região do Cariri, vir a ser solicitado pela Proex/UFCA o desenvolvimento presencial das ações.

Estudante: Acesse o edital Prope na página Seleção de Bolsistas e Estagiários (link para uma nova guia).

Docente: Acesse os editais Peex e Ampla na página propostas de Ações Acadêmicas (link para uma nova guia).

Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFCA)
acoes.proex@ufca.edu.br