SBPC promove Marcha Virtual pela Ciência; UFCA é convidada a participar

Publicado em 05/05/2020. Atualizado em 06/05/2020 às 10h01

Divulgação - Marcha Virtual pela Ciência. Reprodução SBPC

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) promove, nesta quinta-feira, 7 de maio de 2020, a Marcha Virtual Pela Ciência, com apoio das Secretarias Regionais e das sociedades científicas afiliadas. A ideia é somar forças a instituições de todo o país, ligadas à Ciência, Tecnologia e Inovação, como as universidades públicas. Comunidade acadêmica da UFCA é convidada a participar das atividades.

O objetivo da manifestação, de acordo com a SBPC, é chamar atenção para a importância da ciência no enfrentamento da pandemia de Covid-19, e das implicações sociais, econômicas e para a saúde das pessoas. Também pretende reforçar a luta por recursos adequados para a educação, a saúde e o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, reiterando o Pacto Pela Vida e Pelo Brasil, publicado no dia 7 de abril de 2020 (link para uma nova página)

Quem quiser participar da mobilização pode enviar depoimentos em vídeo ou texto, fortalecer dois tuitaços que serão realizados no dia, participar dos painéis online, além de planejar um evento digital na data. Acompanhe abaixo as formas de participação:

Depoimentos em vídeo e por escrito

Ao longo desta semana, a SBPC está divulgando vídeos e depoimentos escritos de representantes das entidades científicas e acadêmicas, pesquisadores, estudantes, professores e amigos da ciência sobre temas de ciência, educação e saúde.

A ideia é responder a questionamentos como por que a ciência é importante para o enfrentamento da pandemia, por que o isolamento social é fundamental neste momento?, sua pesquisa contribui para o conhecimento e enfrentamento do coronavírus?, entre outras relacionadas ao momento atual e à ciência.

O vídeo deve ter duração de 30 segundos a dois minutos. O participante deve se apresentar brevemente no início – nome, atividade que desenvolve e que instituição representa. O depoimento pode ser gravado em celular, em alta definição, com o aparelho na horizontal. A SBPC sugere encerrar o vídeo com a frase: “Fique em casa com a Ciência”.

Todos os vídeos da campanha serão disponibilizados em uma playlist na TV SBPC, no YouTube, e nas redes sociais da SBPC (Facebook, Twitter e Instagram: @SBPCnet).

Alternativamente, é possível também enviar uma declaração por escrito, em uma frase com até 120 caracteres. Neste caso, também solicitamos que a pessoa envie uma breve apresentação – nome, atividade que desenvolve e que instituição representa – junto ao seu depoimento. E, se desejar, o endereço nas redes sociais, para que a SBPC possa marcar.

Os depoimentos, tanto escritos quanto por vídeo, devem ser enviados para o e-mail marchavirtual@sbpcnet.org.br, junto com uma frase que autorize a divulgação do mesmo pela SBPC.

Eventos online

No dia 7 de maio, haverá dois painéis nacionais, organizados pela SBPC e por pesquisadores. Das 10h30 às 12h, a discussão será em torno do tema “O enfrentamento da pandemia de Covid-19 no Brasil”. Das 15h às 16h30, ocorrerá o debate sobre “CT&I o Brasil: sucessos e desafios”. Ambos os painéis podem ser acessados no Youtube (link para uma nova página) e no Facebook da SBPC (link para uma nova página)

As instituições são convidadas a organizar eventos on line com temáticas relacionadas à marcha  (como lives, painéis, palestras, entrevistas, exibições culturais, documentários, etc), também no dia 7, em horários que não coincidam com os painéis nacionais.

Tuitaço

O objetivo da mobilização no Twitter é alertar e chamar atenção para a luta por recursos adequados para a educação, a saúde e o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, além de abordar os temas centrais da marcha.

Em dois momentos no dia 7 de maio, das 12h às 12h30 e das 18h às 18h30, será promovido um tuitaço com  as seguintes hashtags: #paCTopelavida e #fiquememcasacomaciencia.

*Com informações da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

Marcha Virtual pela Ciência
Quando: 7 de maio de 2020