Projeto sobre governança metropolitana seleciona cinco estudantes voluntários para atuar em pesquisa

Publicado em 17/09/2019. Atualizado em 18/09/2019 às 11h06

O projeto “Perspectivas e Desafios da Governança Metropolitana: Uma análise comparativa Brasil-Portugal”, desenvolvido na Universidade Federal do Cariri (UFCA), convoca cinco estudantes voluntários para atuar na pesquisa “Perspectivas e Desafios da Governança em Áreas e Regiões Metropolitanas Brasil-Portugal”.

Os interessados devem enviar uma carta de intenção e o histórico escolar até o dia 20 de setembro para o e-mail laurbs.ccsa@ufca.edu.br. Não há restrição quanto ao curso de graduação do estudante que deseje se candidatar.

Os candidatos selecionados na primeira fase serão convocados para uma entrevista com data e horário a serem divulgados.

Pesquisa

A pesquisa está inserida nos termos do convênio de cooperação da UFCA com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade de Lisboa (ISCSP/ULisboa). Da parte da UFCA, estão envolvidos quatro grupos de pesquisa: Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (LIEGS), Laboratório de Estudos em Gestão de Cidades e Territórios/ (LACITE), Laboratório de Estudos em Gerenciamento da Construção (LEGEC) e Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas (LAURBS).

A investigação tem ainda a participação de pesquisadores do Grupo de Estudos em Gestão Inteligente de Cidades, da Universidade Estadual do Ceará (GESCID/UECE), com quem a UFCA também tem convênio de cooperação.

Projeto

O projeto, iniciado em 2018 e com vigência até 2020, tem como propósito investigar os modelos de administração metropolitana a partir da comparação entre realidades metropolitanas brasileiras (Cariri e Fortaleza) e portuguesas (Porto e Lisboa), que coloquem em perspectiva a governança nas Áreas e Regiões Metropolitanas e Cidades.

A ideia é que, no futuro, os resultados da pesquisa possam auxiliar na formulação das políticas públicas e na gestão e governanças das Regiões Metropolitanas do Estado do Ceará.

Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas (LAURBS)
Campus Juazeiro do Norte
laurbs.ccsa@ufca.edu.br