Proex lança novo número da revista científica em extensão EntreAções

Publicado em 04/04/2023. Atualizado em 04/04/2023 às 16h50

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri (PROEX/UFCA) lança, no dia quatro de abril, a revista científica EntreAções: Diálogos em Extensão. O novo número (clique ou toque aqui para acessar) apresenta um olhar sistemático sobre as contribuições de ações de projetos de extensão no desenvolvimento regional. Nove textos compõem o segundo número da revista, sendo uma entrevista, quatro artigos originais e quatro relatos de experiência. Ao todo, trinta e três autoras e autores de seis instituições de ensino superior assinam os manuscritos.

O texto de abertura da EntreAções é uma entrevista com a Profª. Drª. Sandra Nancy Ramos Freire Bezerra, Pró-Reitora de Extensão da Universidade Regional do Cariri (URCA). Nela, a pesquisadora destaca as características de interação, escuta e troca de saberes por meio da partilha de experiências como ponto fulcral da extensão universitária.

Para além disso, a revista materializa dois fundamentos da extensão, que estão integrados: a pesquisa científica e as ações em campo. “O periódico científico na área da extensão concretiza, de forma plena, a intrínseca relação entre os pilares da pesquisa e da extensão”, ressalta Fabiana Lazzarin, Pró-Reitora de Extensão da UFCA e presidente do comitê editorial de EntreAções.

Para Cristóvão Teixeira, professor da URCA e um dos autores do artigo, Leituras essenciais em Direitos Humanos: interdisciplinaridade em ambientes virtuais: “Se pudermos apontar um benefício, primeiro seria permitir que as pessoas possam ter contato com as ideias sobre Direitos humanos em um discurso que é fruto da síntese entre saber acadêmico e saberes populares”. Para ele, existem noções de direitos humanos que estão diluídas nas manifestações culturais e nos saberes da experiência da vida cotidiana. “Então, aproxima-se os discursos, facilitando a compreensão e permitindo que as pessoas aprendam sobre direitos por meio de outras linguagens, como cinema, literatura e música, e em outros espaços, como nas redes sociais e nos movimentos populares”, explica Teixeira.

EntreAções é um periódico com dois números anuais. A submissão de textos acontece em fluxo contínuo. Por meio deste link, é possível acessar o número atual da revista. As normas para submissão podem ser consultadas no portal da revista (clique ou toque aqui para acessar).

Acesso a revista EntreAções (nº 3, jun./dez, 2022).
revistaentreacoes.proex@ufca.edu.br