Proex divulga vencedores do Prêmio Você Faz a Extensão

Publicado em 25/10/2021. Atualizado em 25/10/2021 às 16h11

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFCA) divulgou na última sexta-feira (22) os resultados das Categorias Melhores Vídeos e Melhores Trabalhos do Prêmio Você Faz a Extensão (link para uma nova página). O Prêmio, que teve como objetivo divulgar e apoiar projetos e programas de extensão universitária, teve no total 10 vencedores na categoria Melhores Vídeos e 24 na categoria Melhores Trabalhos. Todos os estudantes extensionistas ganhadores receberão premiação em dinheiro que varia entre R$ 500 e R$ 2 mil, a depender da colocação e da categoria vencida.

Os vencedores foram anunciados durante a programação de encerramento do XVII Encontro de Extensão (ENEX). O primeiro colocado na categoria Melhores Vídeos foi o estudante Jorge Lucas de Souza Moreira, bolsista do projeto Liga Acadêmica de Medicina Baseada em Evidências (Lameb), com o vídeo intitulado “Promovendo a autonomia científica para um 2030 sustentável”.

Na sexta-feira (22), os dez finalistas apresentaram, em transmissão ao vivo pelo Youtube (link para uma nova página), as ações de extensão universitária que desenvolvem na UFCA para um júri formado pelos pró-reitores de Extensão da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Taiza Stumpp, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Flavi Lisboa, e Universidade Estadual do Ceará (UECE), Lana Nascimento.

Na categoria Melhores Trabalhos a premiação foi por área temática, em cerimônia também transmitida pelo Youtube (link para uma nova página). Em primeiro lugar na área de Cultura ficou a estudante Letícia Batista Holanda, com o trabalho “Arte e Design: mapeamento de artistas, designers e artesãos na região do Cariri”. Na área de Direitos Humanos e Justiça, Francisco Wagner Santana Filgueiras, venceu com o trabalho “Terra e moradia como direitos na comunidade Baixio do Oitis em Crato/CE”. Na área de Meio Ambiente, Ricássia da Silva de Almeida, com o trabalho “Notas sobre uma história em curso: o laboratório de estudos urbanos. sustentabilidade e políticas públicas e os ODS” ficou em primeiro lugar.

O vencedor da área de Tecnologia e Produção foi Isaac Moreira de Carvalho Gomes, com o trabalho “Impactos das ações do programa ENACTUS UFCA”. Na área de Comunicação, Guilherme Antônio Carvalho Figueredo venceu com o trabalho “Revista Memórias Kariri: o jornalismo na busca pelo resguardo das narrativas caririenses”. Na área de Trabalho, Érika Lizandra Alencar Pereira, a exposição “Observatório das cidades do Cariri: Tecendo conexões entre o surgente e a academia” foi o primeiro lugar. Na área de Educação, o vencedor foi Harnowd Felipe Nogueira de Carvalho, com o trabalho “Fomentando a escrita e a leitura no meio virtual: o diálogo e a identificação como ferramenta de ensino”. Na área de Saúde, Myrella Tavares Rodrigues, venceu com o trabalho “Saúde integral do estudante: impacto do diálogo com alunos do Ensino Médio público do Cariri cearense”.

Pró- Reitoria de Extensão
divulgação.proex@ufca.edu.br