Proex abre inscrições para curso sobre eventos de Extensão

Publicado em 12/05/2021. Atualizado em 12/05/2021 às 10h01

Estão abertas, de 12 de maio a 4 de junho, as inscrições para a capacitação intitulada “Fazer Extensão: Estratégias de Realização e Divulgação”. Idealizado pela Coordenadoria de Integração e Fomento das Ações (Cifa/Proex/UFCA), o curso tem como objetivo apresentar para coordenadores de projetos, bolsistas e demais extensionistas da UFCA como as ferramentas digitais podem ser utilizadas para gerenciar e divulgar eventos de Extensão Universitária. Os participantes receberão certificado de 30 horas.

Os encontros ocorrerão de forma síncrona pela plataforma Google Meet, nos dias 11, 16, 17, 18 e 25 de junho, sempre das 15h às 17h. A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) destaca que, embora as inscrições transcorram até o dia 4 de junho, elas serão encerradas tão logo seja alcançada a capacidade máxima de acessos da sala do Meet, que é de 100 pessoas. O resultado das homologações das inscrições será divulgado no dia 8 de junho.

A capacitação é composta por três módulos. No primeiro deles, que ocorrerá no dia 11 de junho, o mestrando do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da UFCA, Hemerson Soares, vai orientar os extensionistas como planejar, realizar e gerenciar eventos científicos. “Neste módulo irei abordar questões que vão do planejamento ao pós-evento, passando pela formação de equipes, definição do público-alvo, criação de página de gerenciamento, até como configurar inscrições e emitir certificados”, explica o instrutor.

O segundo módulo ficará a cargo da professora do curso de Jornalismo da UFCA, Juliana Lotif, que vai ensinar como criar materiais de divulgação utilizando ferramentas online gratuitas de comunicação visual. Doutoranda em Design pela Universidade de Lisboa, Juliana terá três encontros com os participantes, nos dias 16, 17 e 18 de junho.

No terceiro e último módulo, dia 25 de junho, a especialista em Comunicação e Marketing pela Faculdade de Juazeiro do Norte, Danielle Feitosa, vai apresentar noções de produção e marketing de conteúdo para a web. Responsável pela gestão das redes sociais digitais da UFCA, Danielle também pretende apresentar a coordenadores de projetos, bolsistas e demais extensionistas ferramentas de análise de métricas de conteúdo e audiência em plataformas digitais como o Instagram.

A capacitação é a segunda ação do Programa de Formação de Extensão Universitária em 2021, criado pela Proex para aprimorar e fortalecer ainda mais as práticas extensionistas realizadas pela UFCA. A primeira ação realizada este ano foi o Curso Livre Caminhos para a Extensão Universitária, organizado pela Coordenadoria de Políticas Extensionistas (CPEx), concluído no último dia 7 de maio. 

Como se inscrever?

Os interessados em participar do curso devem preencher o formulário de inscrição utilizando e-mail institucional da UFCA. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário disponível (link para uma nova página).

Para obtenção do certificado de participação de 30 horas, os inscritos no curso deverão comprovar participação em pelo menos três dos cinco encontros síncronos. A comprovação será por meio da assinatura da lista de frequência, que será disponibilizada pela equipe responsável pela realização do curso durante o período de cada aula.

Saiba mais

Capacitação “Fazer Extensão: Estratégias de Realização e Divulgação”

MÓDULO I – COMO GERENCIAR O SEU EVENTO

  • Resumo: A presente capacitação está alinhada com a ideia de trazer contribuições pertinentes para realização de eventos científicos de qualidade por meio de ferramentas digitais, uma vez que essas ferramentas auxiliam e otimizam o processo de gerenciamento dos eventos. Desse modo, tem como objetivo preparar discentes, docentes e técnico-administrativos extensionistas na gestão de eventos inerentes à Extensão Universitária fazendo uso de ferramentas digitais.
  • Data: 11 de junho de 2021.
  • Horário: 15h às 17h (duas horas síncronas)
  • Instrutor: Prof. Hemerson Soares da Silva
  • Minibiografia: Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB/UFCA); Graduado em Biblioteconomia na UFCA.
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/9210868894050055

MÓDULO II – COMO CRIAR MATERIAL DE DIVULGAÇÃO

  • Resumo: Nesta capacitação serão abordadas noções de comunicação visual para materiais de divulgação através do estudo de elementos da linguagem visual, cores, tipografia, hierarquia visual e layout. Também serão apresentadas ferramentas online e gratuitas de criação gráfica de forma a dar autonomia aos extensionistas na criação do material de divulgação dos eventos em Extensão.
  • Data: 16 de junho de 2021
  • Horário: 15h às 17h (duas horas síncronas)
  • Data: 17 de junho de 2021
  • Horário: 15h às 17h (duas horas síncronas)
  • Data: 18 de junho de 2021
  • Horário: das 15h às 17h (duas horas síncronas)
  • Instrutora: Profa. Juliana Lotif Araújo
  • Minibiografia: Sertaneja, mãe e professora da universidade pública, Juliana Lotif (Instagram @design.prelo) é graduada da em Comunicação Social – Publicidade e Propagada (UNIFOR, 2003), mestre em Design (UFPE, 2007) e doutoranda em Design (ULisboa 2020-2024). Na UFCA, é professora da área de Comunicação Visual no curso de Jornalismo.
  • Latteshttp://lattes.cnpq.br/0180083509761936

MÓDULO III – COMO COMUNICAR

  • Resumo: Serão abordadas noções de hierarquia da informação, objetividade e clareza na comunicação, noções de marketing de conteúdo e produção de conteúdo para a web, noções de inbound marketing e ferramentas de análise de métricas de conteúdo e audiência.
  • Data: 25 de junho de 2021
  • Horário: das 15h às 17h (duas horas síncronas)
  • Instrutora: Profa. Danielle Bezerra Feitosa
  • Minibiografia: Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Comunicação e Marketing pela Faculdade de Juazeiro do Norte, ocupa há 5 anos a gerência das redes sociais digitais da UFCA.
  • Latteshttp://lattes.cnpq.br/9304646437581628

Serviço
Coordenadoria de Integração e Fomento das Ações (Cifa)
cifa.proex@ufca.edu.br