Procult oferta disciplinas livres de Patrimônio Cultural e Educação, Cultura e História Africana e Afro-brasileira para o semestre 2020.1

Publicado em 27/01/2020. Atualizado em 30/01/2020 às 15h30

A Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (Procult/UFCA) está ofertando duas Disciplinas Livres no semestre 2020.1. As disciplinas “Introdução ao Patrimônio Cultura” e “Educação, Cultura, História Africana e Afro-brasileira” serão ministradas no campus Juazeiro do Norte. Estudantes interessados devem se inscrever pelo Sistema de Integração de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa/UFCA) (link para uma nova página).

As matrículas ocorrem de 23 a 27 de janeiro. Conheça abaixo a ementa das disciplinas e outros detalhes:

Introdução ao Patrimônio Cultural (CAR0026)
As múltiplas concepções de patrimônio cultural; Patrimônio, memória e identidades; Patrimônio Material e Imaterial; O Brasil e o patrimônio: as missões folclóricas, o Modernismo, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a trajetória das políticas de patrimonialização; Políticas patrimoniais no Ceará; Paisagem Cultural: o patrimônio no Cariri; Indústria cultural e turismo no século XXI; Educação patrimonial.
Horário: terça-feira, das 14h às 18h
Carga horária: 64h/a
Docente: Jucieldo Ferreira Alexandre e Priscilla Régis Cunha de Queiroz

Educação, Cultura, História Africana e Afro-brasileira (CAR0014)
Sociedade brasileira e diversidade étnico-racial. Identidade Nacional e Identidade Afro-brasileira. História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. A problemática da mestiçagem e o pensamento brasileiro. Relações raciais no Brasil e as questões de gênero. Ações afirmativas para afrodescendentes. Cultura e História afrodescendente. Relações raciais e o currículo. Relações étnico-raciais no contexto da formação do educador. Emergências étnicas e os movimentos sociais negros no Brasil.
Horário: sexta-feira, das 14h às 18h
Carga horária: 64h/a
Docente: Reginaldo Ferreira Domingos

Para orientar sobre como se matricular, acesse o vídeo (link para uma nova página).

Disciplinas livres | 2020.1

#DisciplinasLivres | A Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (Procult/UFCA) está ofertando duas Disciplinas Livres no semestre 2020.1. Estudantes interessados devem se inscrever pelo Sistema de Integração de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa/UFCA) (📎 https://tinyurl.com/tpjc6c7) 🔎Introdução ao Patrimônio Cultural (CAR0026)Horário: terça-feira, das 14h às 18hCarga horária: 64h/aDocente: Jucieldo Ferreira Alexandre e Priscilla Régis Cunha de Queiroz 🔎Educação, Cultura, História Africana e Afro-brasileira (CAR0014)Horário: sexta-feira, das 14h às 18h Carga horária: 64h/aDocente: Reginaldo Ferreira DomingosPara orientar os estudantes estamos disponibilizando um tutorial em formato de vídeo ⬇

Publicado por Pró-Reitoria de Cultura da UFCA em Sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Pró-reitoria de Cultura (Procult)