Procult/UFCA divulga relação das Disciplinas Livres de cultura ofertadas no decorrer dos anos

Confira a relação de disciplinas livres de cultura realizadas no período de 2018 a 2022.

Publicado em 16/12/2022. Atualizado em 01/03/2023 às 16h06

A Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (Procult/UFCA) divulgou a memória das Disciplinas Livres de cultura ofertadas em anos anteriores. Segundo consta no Plano de Cultura da UFCA (2019), através da Curricularização da Cultura, a Procult demonstra a importância da oferta de “disciplinas que elejam conteúdos que possam ser integrados à formação humana e profissional dos acadêmicos, dando ao estudante mais um caminho para que ele integralize sua formação”.

A Curricularização da Cultura tem como objetivo a concretização dessas disciplinas livres ofertadas no intuito de fazer valer a valorização de “costumes, saberes e manifestações subjetivas advindas do ser social: a Cultura”.

A proposta do projeto, conforme Robson Almeida, Pró-Reitor de Cultura entre 2016 até maio de 2022, foi perceber que “a cultura e as manifestações culturais devem fazer parte do contexto pedagógico no ambiente universitário, uma vez que não se pode fugir desta premissa se considerarmos um indivíduo um ser social. Se entendemos que o currículo é construído por meio de seleção de conhecimentos a partir de relações de poder, evidenciamos que os diversos conhecimentos e as experiências vividas no ambiente universitário estão carregados de aspectos culturais, seja dos estudantes, seja dos docentes” (As Politicas e a Curricularização da Cultura da UFCA, 2019).

Desde 2018, disciplinas como: “Introdução ao Património Cultural, “Afro-Brasilidades: Culturas de Reisados” e “Educação, Bem Viver e a Cultura do Encantamento”, são usadas como ferramentas para promover a valorização da cultura, contribuindo no aprofundamento do conhecimento através da promoção de aulas,  debates e diálogos em ambiente acadêmico. O professor Reginaldo Domingos, gerente da Divisão de Fomento à Curricularização da Cultura, ministrou por três vezes a disciplina “Educação, Cultura, História Africana e Afro-Brasileira”, que traz debates sobre identidade Nacional e identidade Afro-Brasileira, ações afirmativas, cultura e história.

Divisão de Fomento à Curricularização da Cultura politica.procult@ufca.edu.br / reginaldo.rodrigues@ufca.edu.br