Primeiro Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFCA teve participação de 900 pessoas

Publicado em 06/11/2019. Atualizado em 06/11/2019 às 09h57

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Gradução e Inovação (PRPI) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) promoveu entre os dias 22 e 24 de outubro, o Primeiro Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, que teve como objetivo incentivar pesquisadores dos cursos de graduação e pós-graduação a divulgarem suas produções científicas e tecnológicas.

O Congresso envolveu a participação de aproximadamente 900 pessoas, entre participantes e organizadores. Sendo que destes, 151 se inscreveram para participar do evento, 116 participantes apresentaram trabalhos na modalidade oral e 26 em pôster, dois participantes se inscreveram para expor produtos tecnológicos e inovadores; dois autores expuseram livros. 81 pessoas realizaram inscrição para o minicurso sobre o preenchimento do Currículo Lattes e 40 no Minicurso sobre Plataforma Brasil e 363 avaliadores de trabalhos contribuíram para o Evento.

Na abertura do evento, a apresentação cultural do Núcleo de Flauta Doce da UFCA antecedeu a palestra com o tema “Discussão sobre Propriedade Intelectual e Inovação voltada para a Bioeconomia e Desenvolvimento Econômico Sustentável”, conferida pelo professor Antônio Martins de Oliveira Júnior, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e a palestra “Bambu: potencialidade e experiência na China”, com José Augusto Gomes Neto, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

No segundo dia do congresso, houve apresentação de trabalhos científicos e tecnológicos, dois minicursos relacionados à ética e à divulgação científica e a palestra “Internacionalização da Pesquisa e Pós-Graduação”, com o professor Lucindo Quintana Júnior, da Universidade Federal de Sergipe.

No último dia, os congressistas participaram das discussões sobre “Pós-Graduação e o Programa Future-se: ampliando o debate”, conduzida por integrantes da ADUFC. Houve também, a Feira de Inovação Tecnológica e Exposição de Livros Autorais, a palestra “Qualis artístico CAPES e disponibilização da produção artística no Currículo Lattes CNPQ”, conferida pela professora Adriana Lopes Moreira, da Universidade de São Paulo.

No encerramento, os congressistas assistiram a palestra temática “O Papel da Pós-Graduação no Desenvolvimento Sustentável”, com o professor Emídio Cantídio, da Universidade Federal Rural do Pernambuco, a apresentação musical do grupo “Vocal Set” do curso de música da UFCA e a seção de premiação e menção honrosa dos três melhores trabalhos das grandes áreas contempladas no Evento. Confira:

Ciências da Vida: 1º lugar – A Restrição Calórica Reduz o Efeito Hipertrófico do Isoproterenol por Diminuição do Estresse Oxidativo e Por Manutenção do Conteúdo Mitocondrial; 2º lugar – Música e Dor: Aspectos da Saúde Ocupacional de Estudantes Universítários de Música; 3º lugar – Caracterização e Georreferenciamento da Fauna Flebotomínea em Barbalha.

Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar: 1º lugar – Modelagem Computacional da Superfície Potenciométrica de um Aquífero utilizando Métodos dos Elementos Finitos com a Biblioteca Fenics; 2º lugar – Análise Exploratória de Problemas Urbanos no Twitter: Um Estudo de Caso na Região Metropolitina do Cariri; 3º – lugar: Influência de Nanofibras de Sílica na Resistência ao Stress Cracking da Poliamida 6.

Humanidades: 1º lugar – A Pesquisa e a Lei 10.639/2003: Práticas, Desafios e Perspectivas na Região Brejo Santense – CE; 2º lugar – Doações Próprias da Municipalidade e Questões Religiosas na Capital da Fé: Um Estudo de Caso de Juazeiro do Norte – CE; 3º lugar – O Artesanato no Cariri Cearense: A Trajetória de Carreira de Sete Xilogravuristas.