Prêmio Você Faz a Extensão abre inscrições: vencedores podem ganhar de R$500 a R$ 2 mil

Publicado em 24/08/2021. Atualizado em 24/08/2021 às 16h58

Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Prêmio Você Faz a Extensão, que este ano vai reconhecer trabalhos de extensão universitária desenvolvidos por estudantes da Universidade Federal do Cariri (UFCA)com premiação que varia de R$ 500 a R$ 2 mil. O Edital n° 05/2021 (link para uma nova página) com todas as informações sobre a premiação cultural e científicafoi lançado nesta terça-feira (24) pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFCA). Dividido em duas categorias (Melhores Vídeos e Melhores Trabalhos apresentados no XVII Encontro de Extensão), o prêmio recebe inscrições até o dia 16 de setembro. Outras informações podem ser consultadas no site oficial do ENEX 2021 (link para uma nova página).

Voltado para estudantes extensionistas, bolsistas e voluntários, vinculados em projetos/programas registrados na Proex/UFCA em 2020 e 2021 cujas atividades estejam no período de vigência,o Prêmio Você Faz a Extensão tem como tema “Por um 2030 Sustentável”. O tema escolhido para a edição deste anoestabelece  relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).A realização de ações de extensão universitária que dialoguem com esses objetivos tem sido incentivada pela UFCA como forma de contribuir para o desenvolvimento regional sustentável.

Este ano, o Prêmio Você Faz a Extensão está divido em duas categorias. Para a categoria Melhores Vídeos será disponibilizado um valor total de R$ 8.250,00 (oito mil duzentos e cinquenta reais). Ao todo, nesta categoria, serão premiados 10 (dez) estudantes extensionistas com maior pontuação no processo seletivo, que inclui homologação da inscrição, avaliação técnica e do público e apresentação oral do extensionista. Os prêmios variam entre R$ 500 E R$ 2.000 a depender da colocação.

A segunda categoria vai contemplar os melhores trabalhos apresentados no XVII Encontro de Extensão , cujo Edital n° 06/2021/PROEX (link para uma nova página) também foi lançado nesta terça-feira (24). Concorrerá ao “Prêmio Você faz a extensão – Melhores trabalhos” o estudante que seja autor principal de trabalho inscrito no XVII ENEX. O prêmio será dado apenas ao estudante autor principal do trabalho, não se estendendo aos demais coautores e coordenadores/tutores do projeto/programa. Para esta categoria será disponibilizado um valor total de R$ 17.600,00 (dezessete mil e seiscentos reais). A premiação total será dividida entre os três melhores trabalhos de cada uma das oito áreas temáticas da Extensão, conforme consta em edital, com prêmios de R$ 1.000, R$ 700 e R$ 500, respectivamente para primeiro, segundo e terceiro lugar de cada área temática.  Cada estudante só poderá concorrer em uma das categorias.O resultado final de ambas as categorias ficará disponível no dia 22 de outubro.

Oficinas preparatórias

Como forma de orientar os estudantes interessados em participar do Prêmio, a Proex vai realizar oficinas para os extensionistas. A primeira delas, de Produção e Edição de Vídeo, está com inscrições abertas (link para uma nova página) e ocorre nesta sexta-feira (27),ministrada pelo professor Eduardo Matos, coordenador e professor do curso técnico em Áudio e Vídeo da EEEP Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau. Em setembro, será a vez da oficina de Oratória, voltada para a elaboração de roteiros de apresentação, ministrada chefe do Núcleo de Apoio á Divulgação e à Difusão da Extensão, o jornalista e professor Edwin Carvalho.

Núcleo de Apoio à Divulgação e Difusão da Extensão (Nadde)
Pró-Reitoria de Extensão
divulgação.proex@ufca.edu.br