PRAE retoma ciclo de oficinas para estudantes sobre autorregulação da aprendizagem

Publicado em 24/06/2021. Atualizado em 24/06/2021 às 15h21

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, através da Coordenadoria de Apoio ao Desenvolvimento Discente (CADD/PRAE), visando à manutenção das atividades de apoio pedagógico aos estudantes da Universidade Federal do Cariri durante o período remoto, continua com o projeto “Aprendendo a aprender: ciclo de oficinas sobre autorregulação da aprendizagem”, no semestre letivo 2020.2.

A iniciativa é da Divisão de Apoio à Permanência (DAP/CADD) e tem por objetivo apoiar o aprimoramento do processo de aprendizagem do estudante universitário, considerando como princípio norteador o processo de autorregulação da aprendizagem, que foca na possibilidade de o estudante administrar fatores cognitivos, motivacionais, comportamentais e ambientais com a finalidade de alcançar suas metas acadêmicas.

Dessa forma, a partir de oficinas que trabalham conteúdos voltados a essa temática, a equipe de apoio discente da DAP, que é formada por pedagogos (as), com a colaboração da Divisão de Apoio Psicológico (DAPSI), pretende continuar instrumentalizando os estudantes da universidade com conhecimentos sobre autorregulação da aprendizagem, que possam auxiliá-los na gerência do próprio aprendizado, tanto no contexto atual de estudo remoto, quanto no retorno presencial, quando possível.

As oficinas continuarão a ocorrer semanalmente às quartas-feiras, no horário das 17h às 18:30h, a partir do dia 14 de julho, pelo Google Meet. Serão realizados 7 (sete) encontros, e, assim como no ciclo anterior, os estudantes interessados poderão realizar inscrição para participar de todo o ciclo de oficinas, mas também poderão optar por se inscrever em cada uma das oficinas realizadas. Serão trabalhadas estratégias de autorregulação da aprendizagem (como estabelecimento de objetivos; gerenciamento do tempo; estudo diário e estudo para avaliação; como realizar melhores anotações; lidar com a ansiedade frente às provas; estratégias de memorização da informação). No final deste ciclo também haverá certificação.

Instruções para inscrição – Ciclo de Oficinas sobre autorregulação da aprendizagem

Os estudantes interessados em participar das oficinas devem solicitar inscrição por meio de formulário eletrônico disponível na Plataforma Forms. Como o formulário será o mesmo para todas as oficinas, as inscrições permanecem abertas até o dia 24 de agosto – véspera do último dia dos eventos deste ciclo.

Os participantes precisam ter um e-mail institucional, por meio do qual irão receber o link de acesso no dia do evento. Quem ainda não tiver um e-mail institucional pode solicitá-lo aqui (link para uma nova página). Em caso de dificuldade, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI/UFCA) deve ser acionada, pelo e-mail atendimento.dti@ufca.edu.br

Programação – Ciclo de Oficinas sobre autorregulação da aprendizagem

Oficina “Estabelecimento de objetivos acadêmicos”

Data: 14 de julho
Local: Google Meet
Facilitador: Tairone Lima (pedagogo); Juliana Taline (pedagoga convidada/IFCE)

Oficina “Gerenciamento do tempo: combatendo a procrastinação”

Data: 21 de julho
Local: Google Meet
Facilitador: Yane Machado (psicóloga); Tairone Lima (pedagogo)

Oficina “Ansiedade diante das provas: como gerenciar?”

Data: 28 de julho
Local: Google Meet
Facilitador: Roosevelt Ibiapina (psicólogo); Tairone Lima (pedagogo)

Oficina “Estratégias de aprendizagem: como realizar melhores anotações?”

Data: 04 de agosto
Local: Google Meet
Facilitador: Tairone Lima (pedagogo)

Oficina “Autorregulando a aprendizagem: Planejamento, Execução e Avaliação (PLEA)”

Data: 11 de agosto
Local: Google Meet
Facilitador: Tairone Lima (pedagogo)

Oficina “Estudo diário e estudo para avaliação”

Data: 18 de agosto
Local: Google Meet
Facilitador: Tairone Lima (pedagogo); Cicera Aldevania (pedagoga)

Oficina “Memória: as condições que favorecem uma aprendizagem profunda”

Data: 25 de agosto
Local: Google Meet
Facilitador: Tairone Lima (pedagogo); Cicera Aldevania (pedagoga)

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae/UFCA)

Projeto “Aprendendo a aprender: ciclo de oficinas sobre autorregulação da aprendizagem”.

pedagogia.prae@ufca.edu.br

apoiodiscente.prae@ufca.edu.br