Museu do Patrimônio Cultural do Cariri é o nome do novo museu virtual da UFCA

Publicado em 30/11/2023. Atualizado em 30/11/2023 às 17h38

Com 54,1% dos votos, a comunidade interna e externa da Universidade Federal do Cariri (UFCA) votou para que o nome do novo museu da UFCA seja “Museu do Patrimônio Cultural do Cariri (Mupac – UFCA)”. A votação foi realizada pela Pró-Reitoria de Cultura (Procult), que elaborou um formulário com quatro nomes indicados no Plano Museológico. A votação ocorreu de forma completamente virtual para toda a comunidade interna e externa, até o dia 31 de outubro.

O Museu da UFCA vai expor jornais, cordéis, fotografias, xilogravuras e esculturas que contam a história da região do Cariri cearense. Será um equipamento público para comunidade universitária e externa. Tem como principal objetivo manter e compartilhar a riqueza cultural da região do Cariri, tendo como missão preservar o patrimônio cultural e memórias coletivas do Ceará.

O acervo já conta com mais de 100 mil elementos da memória regional, que foram doados em 2020 pelos memorialistas Renato Casemiro, professor aposentado da Universidade Federal do Ceará (UFC), e Daniel Walker Almeida Marques, professor aposentado da Universidade Regional do Cariri (Urca), falecido no ano de 2019.

O Museu funcionará utilizando a plataforma Tainacan, que foi definida pelos seus desenvolvedores como “uma solução tecnológica para a criação de coleções digitais na Internet”. A previsão é que o Museu do Patrimônio Cultural do Cariri seja inaugurado em 2024.