Inscrições abertas para avaliador(a) de trabalhos do Ceará Científico

Publicado em 18/10/2022. Atualizado em 18/10/2022 às 11h52

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA), em parceria com a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 19 – Juazeiro do Norte, abre as inscrições para avaliador(a) de trabalhos do Ceará Científico – Etapa Regional Crede 19. As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 18 e 20 de outubro (até as 18h) de 2022, por meio da Plataforma Forms.

O evento reunirá trabalhos selecionados nas escolas das redes estadual e municipal pertencentes à Crede 19. O objetivo da seleção é indicar trabalhos para a etapa estadual, que ocorrerá em Fortaleza – CE, organizada pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Estão aptos a candidatar-se: docentes, técnicos-administrativos com formação de graduação ou alunos de pós-graduação. Os candidatos não poderão possuir vínculo com a rede estadual ou municipal de ensino.

O avaliador participará de duas etapas:

Em formato virtual, análise de material escrito e material em vídeo submetido pelas equipes: 26 de outubro a 11 de novembro de 2022;
Em formato presencial, no campus Juazeiro do Norte da UFCA, análise da apresentação dos trabalhos que ocorrerá durante o evento: 25 de novembro de 2022, das 8h às 12h.

O cadastro será realizado para as seguintes áreas:

Educação de Jovens e Adultos: Projetos relacionados aos objetos de conhecimento das áreas de linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas e/ou com foco na Qualificação Profissional envolvendo uma ou mais das seguintes temáticas: Empreendedorismo; Empreendedorismo Social; Postura profissional; Cultura Digital; Empregabilidade; Comunicação no Ambiente Profissional; Identidade e diversidade; Planejamento e disciplina em trabalhos autônomos.

Linguagens e suas tecnologias: Projetos relacionados aos objetos de conhecimento da área de Linguagens e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Física e Arte), em suas diversas formas, preferencialmente de maneira interdisciplinar, com objetivo de resolver problemas e estimular a reflexão e o pensamento crítico, de modo a compreender o papel da linguagem na sociedade.

Matemática e suas tecnologias: Projetos relacionados aos objetos de conhecimento de Matemática, focados na visão integrada desta área aplicada à realidade e que estimule processos mais elaborados de reflexão e de abstração, permitindo aos estudantes formular e resolver problemas em diversos contextos com mais autonomia e recursos da linguagem matemática.

Robótica, Automação e aplicação das TIC: Projetos relacionados à construção de robôs, automação, desenvolvimento de softwares e aplicação das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), por meio de projetos que exploram a criação e automação de uma máquina ou robô como resultado da aquisição de conhecimentos, a partir de uma situação-problema. Para isso, poderá ser feito uso de kits prontos de montagem ou transformação de outros materiais recicláveis para compor as peças do robô. Além da execução da montagem da máquina, é fundamental que o processo produza um robô capaz de receber comandos e obedecer certas tarefas com eficiência.

Educação Ambiental: Projetos com foco na consolidação das escolas como espaços educadores sustentáveis, tendo como intuito incentivar a escola a repensar o currículo, executar uma gestão democrática e pensar a adequação do espaço físico de forma a sensibilizar a comunidade escolar em relação aos atuais problemas socioambientais, e para a necessidade da construção de uma sociedade sustentável.
Pesquisa Júnior: Projetos desenvolvidos por estudantes do Ensino Fundamental II das redes públicas municipais ou estadual, de qualquer área do conhecimento.

Contamos com a participação de todos que possuem disponibilidade para completar o quadro de avaliadores necessários e convidamos a toda a comunidade da UFCA a visitar os trabalhos que estarão se apresentando no pátio do campus de Juazeiro do Norte no dia 25 de novembro, valorizando e incentivando a estes jovens a contribuir com o desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação em nosso país.

Coordenadoria para o Fortalecimento da Qualidade do Ensino (Cfor-Prograd/UFCA)
cfor.prograd@ufca.edu.br .