Estudante, participe da pesquisa sobre a UFCA para Ranking das Universidades Empreendedoras. Questionário disponível até dia 25

Publicado em 12/07/2021. Atualizado em 12/07/2021 às 09h59

O Ranking das Universidades Empreendedoras, elaborado pelo Movimento Empresa Júnior, a Brasil Júnior, está promovendo coleta de percepção dos estudantes sobre a UFCA. Para participar, basta preencher o questionário on-line (Link para uma nova página). Os dados vão compor os resultados do ranking deste ano.

A pesquisa, que garante o anonimato, pretende coletar percepções dos estudantes de graduação ou recém-formados a respeito de diferentes aspectos da vivência universitária, possibilitando a geração de novos estímulos para a educação superior. O tempo médio de resposta do questionário é de 14 minutos.

As perguntas são diversas sobre o cotidiano universitário. Entre elas, os tipos de modelos de ensino que o estudante já vivenciou na universidade, a infraestrutura, a matriz curricular, as atitudes do corpo discente e do corpo docente, os projetos e as adaptações do ensino remoto emergencial.

Ranking das Universidades Empreendedoras

O Ranking das Universidades Empreendedoras (RUE) é um compromisso assumido pela Brasil Júnior com estudantes de todo o país. O instrumento auxilia no debate sobre a construção de universidades melhores e mais empreendedoras.

Na avaliação dos dados para o ranking, levam em consideração a Cultura Empreendedora, a Inovação e a Extensão, pois tendem a medir o que substancialmente influencia no grau de empreendedorismo de uma instituição de ensino. Também analisam a Internacionalização, a Infraestrutura e o Capital Financeiro, meios que proporcionam melhores condições para o desenvolvimento do protagonismo acadêmico.

A coleta de dados é composta por três etapas. A primeira é o cadastro de um estudante representante da instituição de ensino. Na UFCA, o embaixador do RUE é Fabrício de Souza e Silva, estudante do curso de Engenharia Civil. Em seguida, o representante preenche a autodeclaração da universidade, com os dados da própria instituição sobre cada dimensão. Por último, vem a fase da coleta da percepção dos estudantes.

O último RUE divulgado foi o de 2019. Para conferir os dados e saber a posição da UFCA e de outras instituições, acesse o portal Universidades Empreendedoras (Link para uma nova página).

Ranking das Universidades Empreendedoras
rue@brasiljunior.org.br