Encontro de Extensão da UFCA discute sustentabilidade com presença da UNESCO

Publicado em 18/10/2021. Atualizado em 19/10/2021 às 14h43

Representante de Projetos de Educação da UNESCO no Brasil, Mariana Alcalay, abre evento

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) promove esta semana uma série de discussões abertas ao público sobre extensão, ciência, tecnologia e inovações para o planeta. A décima sétima edição do Encontro de Extensão da UFCA (ENEX) terá início nesta quarta-feira (20), a partir das 14h, com uma programação que inclui palestra sobre sustentabilidade ministrada pela responsável pela área de Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Mariana Alcalay. O evento, gratuito e totalmente online com transmissão ao vivo pelo Youtube (link para uma nova página), está com inscrições abertas até esta quarta-feira (20) (link para uma nova página), com emissão de certificados para os participantes inscritos.

Mariana Alcalay vai falar sobre a Agenda 2030, pacto global assinado em 2015 pelos 193 países que integram a Organização das Nações Unidas (ONU) com ações e metas para promoção do desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza extrema no mundo até o ano de 2030. “A UFCA encampou este desafio. Na área da extensão, por exemplo, orientamos em todos os editais de bolsas que as propostas de ações extensionistas contemplem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU. No ENEX vamos apresentar as nossas experiências”, afirma a pró-reitora de Extensão da UFCA, Fabiana Lazzarin.

Na quinta-feira (21), às 14h, os professores Marcel Bursztyn, da Universidade de Brasília (UnB), e Diego Coelho, coordenador do laboratório de pesquisa sobre Urbanismo e Sustentabilidade e Membro da Coordenadoria de Gestão da Sustentabilidade da UFCA, irão abordar o papel das Universidades para o desenvolvimento sustentável. Ainda na quinta-feira, às 16h15, o diretor de Empreendedorismo Inovador do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Cesar de Oliveira Pinto, o pesquisador do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (LIEGS/UFCA), Jeová Torres, e o coordenador geral do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Anderson Itaborahy, participam de mesa-redonda sobre empreendedorismo e inovação com foco no desenvolvimento regional.

A programação do ENEX inclui ainda apresentação artística com Willames & Letícia, fóruns de coordenadores (as) e estudantes com debates de temas como extensão universitária, educação, meio ambiente e direitos humanos e apresentação de trabalhos com relatos de experiências dos extensionistas da UFCA. No encerramento do evento, na sexta-feira (22), serão divulgados os vencedores da edição 2021 do Prêmio Você Faz a Extensão, das categorias Melhores Vídeos e Melhores Trabalhos. No site oficial do ENEX (link para uma nova página) é possível consultar a programação completa e outras informações sobre o evento.

Certificados

Mesmo quem não apresentar trabalhos no ENEX pode receber certificado de participação emitido pela Pró-Reitoria de Extensão da UFCA. Terão direito a certificação os participantes inscritos com 75% de presença, o que significa participação em pelo menos três das quatro atividades do evento: Palestra de abertura; Fórum dos Coordenadores e Estudantes; Mesa “Desafios e perspectivas da sustentabilidade: o papel das Universidades”; e Mesa ‘“Empreendedorismo e Inovação: buscando um desenvolvimento regional”. Em cada uma das atividades será disponibilizada lista de frequência, que deve ser assinada apenas pelos inscritos. A assinatura sem inscrição prévia não dá direito ao certificado.

Núcleo de Apoio à Divulgação e Difusão da Extensão (Nadde)

Pró-Reitoria de Extensão

divulgação.proex@ufca.edu.br