A Universidade Federal do Cariri (UFCA) ingressa na AWS Academy para dotar alunos de habilidades em computação em nuvem com alta demanda

Publicado em 25/01/2023. Atualizado em 26/01/2023 às 09h30

26/01/2023 – Hoje, a UFCA anunciou sua participação na AWS Academy, um programa da Amazon Web Services (AWS) que oferece às instituições de ensino superior um currículo de computação em nuvem pronto para ensinar. A partir de agora, os alunos poderão se inscrever em cursos que ensinam habilidades em nuvem com alta demanda, permitindo que eles resolvam desafios de negócios com base em cenários reais do setor e ajudando-os a se preparar para obter as reconhecidas certificações da AWS, bem como trabalhos com alta demanda no segmento.

À medida que a adoção da nuvem vem se acelerando, empresas grandes e pequenas em todo o mundo estão investindo em seu futuro na nuvem e precisam de pessoas com competências em nuvem para ajudá-las a alcançar seus objetivos. Na verdade, de acordo com dados do LinkedIn, a computação em nuvem é uma das principais competências de que as empresas precisam.

A AWS Academy oferece às instituições de ensino superior um currículo de computação em nuvem gratuito e pronto para ensinar, desenvolvido por especialistas da AWS, que se encaixa nas estruturas de cursos existentes e inclui palestras, laboratórios práticos, testes de conhecimento e projetos para uma experiência aprofundada de aprendizado. Os educadores recebem gratuitamente desenvolvimento profissional e orientação para aprimorar sua própria capacidade de pesquisa e conhecimentos no segmento. Os alunos adquirem as competências na nuvem AWS necessárias para obter a reconhecida certificação AWS e estão prontos para colocar em prática essas competências em nuvem para trabalhar em funções de nível iniciante.

“Estamos orgulhosos de disponibilizar o currículo da AWS Academy para nossos alunos”, disse Lucas Barbosa, responsável pelo processo inicial de ingresso da UFCA na AWS. “O rápido crescimento da computação em nuvem vem criando um número crescente de empregos de primeira linha em organizações em todo o mundo, e as competências técnicas desenvolvidas pelos alunos por meio deste programa os ajudará a se posicionar bem em suas carreiras hoje e no futuro.”

Confira a lista de cursos disponíveis

AWS Academy Cloud Foundations (Fundamentos de nuvem da AWS Academy)
Esse curso introdutório é destinado a alunos que buscam uma compreensão geral sobre os conceitos de computação em nuvem, independentemente de funções técnicas específicas. O curso oferece uma visão geral detalhada de conceitos de nuvem, produtos essenciais da AWS, segurança, arquitetura, preço e suporte.

AWS Academy Introduction to Cloud: Semester 1 (AWS Academy Introdução à nuvem: semestre 1)
Neste curso introdutório, os alunos explorarão os produtos e as tecnologias da AWS e como eles podem oferecer suporte a empresas em todo o mundo. Os alunos também aprenderão a criar no Console de Gerenciamento da AWS, examinar implementações de nuvem bem-sucedidas e aplicar seus conhecimentos a cenários baseados na nuvem.

AWS Academy Introduction to Cloud: Semester 2 (AWS Academy Introdução à nuvem: semestre 2)
Ampliando os conceitos do AWS Academy Introduction to Cloud: Semester 1, os alunos continuarão explorando serviços, aplicativos e casos de uso de computação em nuvem. Os alunos se aprofundarão nas práticas recomendadas de computação em nuvem e aprenderão como a nuvem ajuda os usuários a desenvolver uma infraestrutura global em escala, utilizando tecnologias inovadoras.

AWS Academy Cloud Developing
Esse curso de nível intermediário ajudará os estudantes a ganharem experiência técnica em desenvolvimento com tecnologia de nuvens. Ele também os ajudará a se preparar para o exame de certificação AWS Certified Developer – Associate. Ao completar, os alunos estarão aptos a desenvolver com AWS SDK e identificar as melhores práticas para construir e implantar aplicativos na Nuvem AWS. Este curso tem aproximadamente 40 horas de conteúdo fornecido por meio de palestras e laboratórios práticos.
Recomendamos que os alunos cursem o AWS Academy Cloud Foundations ou equivalente, antes de iniciar este curso.

AWS Academy Cloud Architecting
O curso de nível intermediário cobre os fundamentos na construção da infraestrutura de TI na AWS e ajuda os estudantes a desenvolverem habilidades que eles precisam para obter a certificação AWS Certified Solutions Architect – Associate. Este curso tem aproximadamente 40 horas de conteúdo entregue por meio de palestras, laboratórios práticos e trabalho em projetos.
Recomendamos que os alunos cursem o AWS Academy Cloud Foundations ou equivalente, antes de iniciar este curso.

AWS Academy Cloud Operations
Esse curso de nível intermediário preparará os alunos para buscar DevOps sob demanda, suporte e papéis de operações nas nuvens no nível de entrada. Ele também os irá ajudar a se preparar para exame AWS Certified SysOps Administrator – Associate. Por meio de estudos de casos, demonstrações e atividades de laboratório, os alunos aprenderão como resolver problemas em cenários diversos e automatizar a implantação de redes e sistemas na AWS. Este curso tem aproximadamente 40 horas de conteúdo fornecido por meio de palestras e laboratórios práticos.
Recomendamos que os alunos cursem o AWS Academy Cloud Foundations ou equivalente, antes de iniciar este curso.

AWS Academy Machine Learning Foundations
Este curso introdutório apresenta aos alunos os conceitos e a terminologia de inteligência artificial (IA) e machine learning (ML). Ao final deste curso, os alunos poderão selecionar e aplicar serviços de ML para resolver problemas de negócios. Eles também poderão rotular, criar, treinar e implantar um modelo de ML personalizado. Este curso tem aproximadamente 20 horas de conteúdo entregue por meio de palestras, laboratórios práticos e trabalho em projetos.

AWS Academy Machine Learning for Natural Language Processing (AWS Academy Machine learning para processamento de linguagem natural)
Este curso de nível intermediário foi desenvolvido para estudantes que buscam carreiras que exigem conhecimento de machine learning. Os alunos aprenderão a descrever os termos no ecossistema de processamento de linguagem natural (NLP), a identificar como usar a PLN nos negócios e a indicar o conjunto de problemas, tarefas e soluções com a PLN.

AWS Academy Data Analytics (Análise de dados da AWS Academy)*
*O curso será desativado em 30 de junho de 2023.

Estes exercícios de laboratório ensinam os alunos a conduzir a análise de big data com exemplos práticos do mundo real. Os laboratórios e os recursos de aprendizado foram projetados para complementar os cursos de análise de dados existentes em uma instituição e fornecer aos alunos uma experiência prática ao trabalhar com dados em escala. Voltado para estudantes interessados em seguir carreiras em análise de dados, o AWS Academy Data Analytics requer uma base sólida em conceitos e habilidades de TI e contém sete horas e meia de conteúdo.

AWS Academy Engineering Operations Technicians (EOT) (AWS Academy Técnicos em operações de engenharia)
Este curso fornece uma visão geral dos conceitos e habilidades fundamentais necessários para a função de técnico em operações de engenharia em um ambiente de datacenter. Os alunos aprenderão sobre tópicos como noções básicas de datacenter, infraestrutura física de data center, fundamentos elétricos e baterias e geradores de datacenter.

AWS Academy Data Center Technician (DCT) (AWS Academy Técnico em datacenters)
Este curso foi desenvolvido para ajudar os alunos a desenvolver conhecimentos técnicos em operações de datacenter. Embora este seja um curso fundamental, os alunos devem ter conhecimento geral dos conceitos de engenharia mecânica e elétrica.

AWS Academy Cloud Security Foundations
Este curso foi projetado para ajudar os alunos a obter um conhecimento básico dos princípios e serviços de segurança cibernética para a computação em nuvem por meio de uma abordagem prática orientada. Ele inclui demonstrações, guias de instrução e cenários da vida real.

Mais informações em https://aws.amazon.com/pt/training/awsacademy/