Disciplinas livres ofertadas pela Procult estão com vagas abertas para servidores e comunidade externa

Publicado em 06/02/2020. Atualizado em 06/02/2020 às 16h35

A Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (Procult/UFCA) está ofertando duas disciplinas livres no semestre 2020.1. As disciplinas “Introdução ao Patrimônio Cultural” e “Educação, Cultura, História Africana e Afro-brasileira” serão ministradas no campus Juazeiro do Norte. Estudantes interessados devem se inscrever pelo Sistema de Integração de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa/UFCA) e servidores e comunidade externa poderão se inscrever através de formulário eletrônico (link para uma nova página).

As matrículas ocorrem de 6 a 10 de fevereiro. Conheça abaixo a ementa das disciplinas e outros detalhes:

Introdução ao Patrimônio Cultural (CAR0026)

As múltiplas concepções de patrimônio cultural; Patrimônio, memória e identidades; Patrimônio Material e Imaterial; O Brasil e o patrimônio: as missões folclóricas, o Modernismo, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a trajetória das políticas de patrimonialização; Políticas patrimoniais no Ceará; Paisagem Cultural: o patrimônio no Cariri; Indústria cultural e turismo no século XXI; Educação patrimonial.

Horário: terça-feira, das 14h às 18h
Carga horária: 64h/a
Vagas: 20 – alunos da UFCA / 20 – servidores e comunidade externa
Docentes: Jucieldo Ferreira Alexandre e Priscilla Régis Cunha de Queiroz

Educação, Cultura, História Africana e Afro-brasileira (CAR0014)

Sociedade brasileira e diversidade étnico-racial. Identidade Nacional e Identidade Afro-brasileira. História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. A problemática da mestiçagem e o pensamento brasileiro. Relações raciais no Brasil e as questões de gênero. Ações afirmativas para afrodescendentes. Cultura e História afrodescendente. Relações raciais e o currículo. Relações étnico-raciais no contexto da formação do educador. Emergências étnicas e os movimentos sociais negros no Brasil.

Horário: sexta-feira, das 14h às 18h
Carga horária: 64h/a
Vagas: 20 – alunos da UFCA / 05 – servidores e comunidade externa
Docente: Reginaldo Ferreira Domingos