Conheça as opções para armazenamento de arquivos na UFCA

Publicado em 06/03/2023. Atualizado em 06/03/2023 às 14h17

O armazenamento de dados na instituição é um importante serviço prestado pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) para os usuários da comunidade acadêmica.

Vários sistemas na instituição, como módulo de protocolo/SIPAC, osticket, forms, dentre outros, possuem opção de upload de arquivos, servindo como repositório de tais arquivos.

Entretanto, muitas vezes, precisamos de arquivos que não estão associados aos sistemas, com isso recomendamos três alternativas, que são descritas a seguir.

Servidor de arquivos

O servidor de arquivos (também conhecido como pasta Z), é um serviço de armazenamento e compartilhamento de arquivos setorial. Nele todos os colaboradores da cada setor da UFCA possuem uma pasta para guardar e compartilhar seus arquivos.

Captura de tela do serviço de arquivos no sistema operacional Windows (Windows Explorer)

Conheça a PORTARIA N° 80, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2019, DO GABINETE DA REITORIA (link para uma nova página), que Dispõe sobre a Política de Utilização do Servidor de Arquivos da Universidade Federal do Cariri.

Cada setor dispõe de 35GB de espaço. O serviço é mantido pela DTI e armazenado no datacenter da instituição.

Google Drive

O Google Drive é um serviço de armazenamento em nuvem do Google Workspace para os usuários que possuem conta institucional da UFCA.

Captura de tela do Google Drive sendo acessando por um navegador (Google Chrome).

Conheça a Resolução Nº 79/2022 (link para uma nova página), que dispõe sobre as normas de utilização do Google Workspace da Universidade Federal do Cariri – UFCA.

O serviço oferece 5GB para cada conta de aluno/estagiário, 20GB para cada conta de servidor/terceirizado e 45GB para cada conta setorial.

Microsoft One Drive

Outro serviço é o One Drive, serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft. Para utilizar esse serviço, o usuário precisa ter uma conta de e-mail institucional da UFCA e criar uma conta educacional Microsoft. Este tutorial orienta como criar a conta educacional Microsoft (link para uma nova página)

Captura de tela da pasta One Drive no sistema operacional Microsoft Windows

Este outro tutorial orienta como usar o Microsoft One Drive (link para uma nova página).

Este serviço oferente 1TB de armazenamento para cada conta de usuário.

Outras informações

Além das recomendações acima, outra opção é usar o disco local do computador ou discos removíveis (HD externo ou pendrive).