Terceiro Simpósio de Gestão de Cidades

27/10/2021 - 15h00 a 28/10/2021 - 21h00

• Este evento já passou.
O Laboratório de Estudos em Gestão de Cidades e Territórios (LaCITE), o Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas (Laurbs) e o Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (Liegs), da Universidade Federal do Cariri (UFCA), convidam estudantes, docentes, pesquisadores, gestores e demais a participarem da programação do Terceiro Simpósio de Gestão de Cidades [evento online] – Itinerários da Ação Pública e os Desafios da Governança Metropolitana, a ser realizado entre os dias 27 e 28 de outubro de 2021 de forma virtual.

Esta terceira edição do Simpósio ocorrerá em um momento singular da história brasileira. Ao tempo em que se observam ameaças à democracia e ao Estado de direito e que as estratégias desencontradas de enfrentamento à pandemia de Covid-19 desnudam e acentuam as fissuras do pacto federativo brasileiro, faz-se imperativo ampliar a reflexão, o debate de ideias e a identificação de alternativas no tocante às relações interfederativas, à governança e coordenação intergovernamental e intersetorial e às capacidades e estratégias de ação pública engendradas pelo Estado e pela sociedade civil. No nível local de governo, as novas gestões municipais iniciadas no contexto de pandemia assumem – além dos já conhecidos problemas inerentes à dinâmica urbana e à provisão dos serviços públicos municipais – os desafios de gestão dos impactos da crise sanitária, com rebatimentos sociais, psicológicos, econômicos, financeiros e ambientais. No mesmo plano, observam-se também diversas estratégias construídas pela sociedade civil em resposta aos desafios da pandemia que atingem sobremaneira as populações vulnerabilizadas. Todos esses elementos reforçam a insuficiência das ações isoladas e a necessidade de articulação intersetorial e intergovernamental para enfrentamento da crise sistêmica e multidimensional que atravessamos.

Face a este cenário, o Terceiro Simpósio de Gestão de Cidades terá como tema central: Itinerários da Ação Pública e os Desafios da Governança Metropolitana. Espera-se que o balanço crítico do momento presente nos possibilite (re)avaliar as raízes e a multidimensionalidade dos problemas atuais, bem como desenhar cursos de ação que apontem para outros horizontes e reavivem a nossa capacidade de imaginar e construir outros futuros possíveis para as nossas cidades.

O evento é gratuito e se propõe a ser um ambiente de convergência, congregando estudantes, professores, pesquisadores, gestores públicos, representantes de movimentos sociais, organizações da sociedade civil e demais interessados na discussão das questões urbanas e da gestão das cidades, notadamente no contexto da Região Metropolitana do Cariri – RM Cariri. O propósito central do evento é o fortalecimento de um espaço plural para o debate de ideias e a construção de alternativas de ação.

Dada a situação de Pandemia ainda vigente e sem um horizonte de solução no curto prazo e, tendo em vista os novos contextos de ação aos quais estamos submetidos, esta terceira edição do Simpósio acontecerá em formato virtual.

Inscrição no Evento (Link para uma nova página)

Programação geral:

Quarta-feira, 27 de outubro:

– Cerimônia de abertura do evento
 (15h00min às 15h40min)

– Conferência de abertura: Itinerários da Ação Pública e Desafios da Governança Metropolitana (15h40min às 17h00)
Conferencistas: Alexandre Queiroz Pereira (UFC); Paula Chies Schommer (UDESC ESAG); e Raniere Moreira (UFCA).
Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=WuClCcrQRCY

– Painel I: Universidade, Estado e Sociedade: parceiros para o aprimoramento da gestão de cidades (19h00min às 21h00)
Conferencistas: Estêvão Arrais (Prefeitura de Juazeiro do Norte); Jaqueline Fahning (Atairu/Fahning Adv. e Consultoria); José Helder Máximo (Prefeito Municipal de Várzea Alegre/Vice-presidente da APRECE); e Raquel Lira (IFCE).
Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=wtZ9bNaidBc

Quinta, 28 de outubro:

– Painel II: Governança para o Fortalecimento das Capacidades Governativas de Cidades e Regiões Metropolitanas (09h00min às 10h30min)
Conferencistas: Raphael Curioso (PFCG-MDR); Raniere Moreira (LaCITE/UFCA); e Ives Tavares (LIEGS/UFCA).
Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=sgrwTJMk5io

– Painel III: Região Metropolitana do Cariri: trajetória e perspectivas (10h30min às 12h00)
Conferencistas: Diego Coelho (Laurbs/UFCA); Paulo Lustosa (Secretário Estadual de Cidades); e Jeová Torres (LIEGS/UFCA)
Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=hIHXWRaIWcU

– Sessões de apresentação de trabalhos:
Sessão 1: Gestão Democrática e Políticas Públicas para as Cidades (14h às 15h30min)Mediadores: Heibe Santana da Silva, Mariana Brito de Lima e Raquel de Oliveira Santos Lira

Sessão 2: Governança e Gestão Urbana e Metropolitana (15h45min às 17h)Mediadores: Denio Igor Silva de Pontes, Francisco Raniere Moreira da Silva e João Martins de Oliveira Neto

Sessão 3 – Perspectivas Críticas do Desenvolvimento em Cidades
(14h às 15h30min)
Mediadores: Polliana Luna, Victoria Régia e Antônio Alberto.

Sessão 4 – Insurgências Urbanas, Ação Pública e Cidadania
(15h45min às 17h)
Mediadores: Angela Kerley Pereira Lima, Hermano José Batista de Carvalho, Ives Romero Tavares do Nascimento.

– Painel de encerramento: Democracia, Desenvolvimento e Gestão de Cidades: crise desafios e construção de alternativas (19h00min às 21h00min)

27/10/2021 - 15h00
Final:
28/10/2021 - 21h00
Categoria de Evento:
Website:

Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas (Laurbs)
Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (LIEGS)
LaCITE