Segunda Conferência Internacional UFCA e Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP/ULisboa)

09/11/2022 - 09h00 a 18h30

« Todos Eventos

• Este evento já passou.

No dia 9 de novembro de 2022, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) vai realizar a segunda Conferência Internacional da UFCA em parceria com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP/ULisboa) e com a Universidade Estadual do Ceará (Uece). O tema desta edição será “Governança e Coesão Territorial em Áreas e Regiões Metropolitanas: subsídios para o fortalecimento das capacidades de gestão metropolitana no Brasil e em Portugal”.

As inscrições podem ser realizadas, por meio de formulário eletrônico, até o dia 9 de novembro de 2022. O evento será realizado no auditório Beata Maria de Araújo da UFCA (campus Juazeiro do Norte, bloco H), a partir das 9h, e será transmitido ao vivo pelo canal do evento no YouTube.

Haverá emissão de certificado aos participantes.

Programação:

Abertura do evento
Horário: das 9h às 9h30
Palestrantes: Ricardo Ness, reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA); Hidelbrado dos Santos Soares, reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece); Ricardo Ramos Pinto, presidente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP/ULisboa); José Helder Máximo, prefeito de Várzea Alegre e vice-presidente da Associação dos Prefeitos e Municípios do Ceará (Aprece).

Mesa-redonda: Governança interfederativa/multinível para o fortalecimento das capacidades governativas na escala metropolitana
Horário: das 9h às 10h30
Palestrantes:  Pedro Miguel Moreira da Fonseca, investigador do Centro de Administração e Políticas Públicas da Universidade de Lisboa (Caap/ULisboa); Joaquim Manuel Croca Carneiro, investigador do Caap/ULisboa; Cláudio Oliveira da Silva, doutor em Arquitetura e Urbanismo e servidor do Ministério do Desenvolvimento Regional; Francisco Ranieri Moreira da Silva, integrante do Laboratório de Estudos em Gestão e Territórios (LaCITE/UFCA).
Mediador: Ives Romero Tavares do Nascimento, professor da UFCA e integrante doLaboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (Liegs/UFCA).

Palestra I: Coordenação intermunicipal e metropolitana – desafios para a participação e coesão social
Horário: das 11h às 11h45
Palestrantes: Rafaela Cajado, integrante do Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (Idesco/Uece); João Martins Oliveira Neto,  integrante do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP/ULisboa); Glêdson Bezerra, prefeito de Juazeiro do Norte; Paulo Simões, integrante da Comunidade Intermunicipal do Oeste (CIM-Oeste);
Mediadora: Helena Teles, investigadora do Centro de Administração e Políticas Públicas da Universidade de Lisboa (Caap/ULisboa).

Palestra II: Competências e funções públicas de interesse comum – desafios para o planejamento e a gestão metropolitana
Horário: das 12h às 12h45
Palestrantes: Marcos Cals, secretário estadual de cidades do Ceará; Firmiana Fonseca Siebra, doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e professora da Universidade Regional do Cariri (Urca); Rosária Ramos, investigadora do Centro de Administração e Políticas Públicas da Universidade de Lisboa (Caap/ULisboa); Jeová Torres Silva, integrante do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (Liegs/UFCA).
Mediadora: Waleria Menezes Alencar, integrante do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (Liegs/UFCA).

Sessão de Encerramento e Lançamento do E-book
Horário: das 13h às 13h30
Palestrantes: Joaquim Manuel Croca Caeiro, investigador do Centro de Administração e Políticas Públicas da Universidade de Lisboa (Caap/ULisboa); Laura Hévila, vice-reitora da UFCA; Francisco Ranieri Moreira da Silva, integrante do Laboratório de Estudos em Gestão e Territórios (LaCITE/UFCA); Jeová Torres Silva, integrante do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (Liegs/UFCA).

Data:
09/11/2022