Quinta Semana de Jornalismo do Cariri

27/09/2021 - 18h30 a 01/10/2021 - 20h00

« Todos Eventos

• Este evento já passou.

A quinta Semana de Jornalismo do Cariri, realizada pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA), está com inscrições abertas (link para uma nova página) até 20h desta terça-feira, 28 de setembro de 2021. O evento é on-line e gratuito.

Nesta segunda-feira, 27 de setembro de 2021, noite de abertura, a partir das 18h30, os jornalistas Guilherme Belarmino e Maycom Mota, da Rede Globo de Televisão, vão falar sobre os bastidores de produção do Profissão Repórter durante a pandemia. Mesmo quem não tiver inscrito poderá acompanhar a programação de mesas e palestras pelo canal da semana no Youtube (link para uma nova página).

Ganhador do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, Guilherme Belarmino vem atuando como repórter investigativo do Profissão Repórter desde 2014. O jornalista, que tem passagens pelo Fantástico, pela Globonews e por outros jornais do grupo Globo, tem se dedicado a denunciar crimes contra a população negra e periférica, como chacinas, ataques racistas e prisões injustas. Na abertura da Semana de Jornalismo do Cariri, ele fará palestra ao lado do jornalista, produtor audiovisual, fotógrafo e repórter cinematográfico do programa, Maycom Mota.

A noite de abertura da quinta Semana de Jornalismo do Cariri também irá contar com a presença da jornalista Raíssa Galvão, co-fundadora e editora do Mídia Ninja, que vai falar sobre o avanço das Fake News, da censura e da intimidação dos profissionais da imprensa. A RNDC interliga projetos e instituições de diversas áreas que atuam no combate ao mercado de desinformação que cresce no Brasil.

Com o tema “Jornalismo em Confronto: atuação profissional na pandemia de Covid-19 no Brasil”, a V Semana de Jornalismo do Cariri vai reunir, entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro, jornalistas profissionais, estudantes e pesquisadores de todas as regiões do país para discutir os impactos da pandemia de Covid-19 para o jornalismo brasileiro, com transmissão ao vivo pelo Youtube. O evento tem confirmada a participação de nomes como a presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Maria José Braga, que fará a palestra de encerramento no dia 1º de outubro, Nayara Felizardo (The Intercept), Ivana Negrão (ESPN), Lola Ferreira (UOL), Joana Suarez (AzMina), profissionais da região do Cariri como Robson Roque (Jornal do Cariri) e Valéria Alves, o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), Rafael Mesquita e a professora do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), Naiana Rodrigues, que realiza estudos sobre a prática profissional do  jornalismo.

Acesse a programação completa (link para uma nova página).

27/09/2021 - 18h30
Final: