Oficina Construção de Cordel com Rosário Lustosa

26/08/2020 - 15h00 a 27/08/2020 - 17h00

« Todos Eventos

• Este evento já passou.

O projeto Engenharia Cordel e Cariri, coordenado pelo professor Aerson Moreira Barreto e vinculado à Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA), realiza, nos dias 26 e 27 de agosto, das 15h às 17h, a Oficina Construção de Cordel. A ação busca promover a interação do saber popular com o saber acadêmico, por meio do contato com poetas populares de cordel. A ação é feita em parceria com a Associação de Poetas Cordelistas da região.

A oficina, que será ministrada pela poetisa Rosário Lustosa, pretende capacitar a população com informações básicas sobre elaboração de cordel, especialmente a comunidade universitária da UFCA.

Para se inscrever gratuitamente e participar, basta acessar o link do Google Meet no dia e horário da oficina: https://meet.google.com/dfa-mtir-yns

A live também será transmitida no  YouTube do projeto Engenharia, Cordel e Cariri.

Os participantes receberão certificados da oficina, que será enviado por e-mail, que deverão ser informados durante o evento.

Sobre a poetisa Rosário Lustosa
Poetisa cordelista nasceu no dia 2 de novembro de 1953 em Juazeiro do Norte. Escreveu os livros “100 Anos de Juazeiro Registrados no Cordel”, “Tempo de Saudade no Embalo do Cordel”, “Crato na Literatura de Cordel” , e participou com um poema em cordel do livro do Geopark Araripe, que foi publicado em três línguas. Atualmente é membro do Instituto Cultural do Vale Caririense – ICVC, cadeira nº 3, sendo sua atual presidente; da Academia dos Cordelistas do Crato, cadeira nº 8; do Instituto Cultural do Cariri – ICC, cadeira nº 39 na seção de letras, em Crato; da Sociedade dos Poetas de Barbalha – SPB, cadeira nº18; da Academia de Letras do Brasil, Secção/Ceará cadeira nº 5. É Griô (contadora de história) pelo Ministério da Cultura, em projeto da Universidade Regional do Cariri (URCA), pelo Ponto de Cultura Lira Nordestina.

Conteúdo da oficina
Primeiro momento: Apresentação da oficina, abordagem pela instrutora sobre literatura de cordel no Cariri cearense.
Segundo momento: Capacitação sobre elaboração de cordel, suma métrica, tipos de rimas, “oração”, declamação de cordel.

26/08/2020 - 15h00
Final: