Mediações Culturais em Tempos de Pandemia: “A situação da classe trabalhadora diante da pandemia”

26/08/2020 - 19h00 a 21h00

• Este evento já passou.

Será realizada, nessa quarta-feira, 26 de agosto, mais uma edição do programa Mediações Culturais, ainda fazendo parte da temporada “Em Tempos de Pandemia”. Dessa vez o tema debatido será “A situação da classe trabalhadora diante da pandemia” e contará com a participação da professora Gabryella Ruiz (UFC) e do professor Alessandro Fernandes (URCA), além da mediação de Gustavo Ramos (UFCA).

A transmissão será, como sempre, através do canal do YouTube da Procult (link para uma nova página).

Sobre os debatedores

Gabryella Ruiz é formada em Direito pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é advogada sindical, também atua como professora de processo do trabalho e é membro do Núcleo de Estudos em Direito do Trabalho da Escola Superior de Advocacia do Ceará – NED/ESA-CE.

Alessandro Fernandes é formado em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e é mestre em Comunicação pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente, ele atua como professor de História e Comunicação, além de ser também assessor do Sindicato dos Docentes da URCA (SINDURCA).

Sobre o tema

O debate desta quarta pretende abordar diversos questionamentos e temas que se relacionam com a pandemia e o mundo do trabalho, tais como:
A Pandemia do novo Coronavírus trouxe consigo, além dos riscos à saúde, uma situação de flagelo à classe trabalhadora em nível mundial? Quais as perspectivas de resistência a mais essa crise enfrentada pelos trabalhadores e trabalhadoras? Há saída na reforma do sistema ou outro agir é preciso e necessário?
As novas formas de contratação e a precarização do trabalho no Brasil. A pandemia e o aprofundamento da exploração da classe trabalhadora. A política de retrocesso social do governo Bolsonaro: estagnação de salários para os servidores públicos e desregulamentação para os trabalhadores celetistas.

Mediações Culturais em Tempos de Pandemia

O Mediações Culturais é realizado toda quarta-feira, às 19h, pelo canal do YouTube da Procult, quando pesquisadores e pensadores se dispõem a discutir temas pertinentes ao estado de coisas e sentidos enfrentados nos campos da Cultura, dos Direitos Humanos, Saúde, Meio Ambiente, Política, entre outros. Inscreva-se no canal da Procult e ative o sininho para ser avisado sempre que chegar um vídeo novo!

Pró-Reitoria de Cultura
procult@ufca.edu.br