Espetáculo Os Grande Vulcões na UFCA

31/08/2021 - 15h00 a 17h00

« Todos Eventos

• Este evento já passou.

No dia 31 de agosto de 2021, às 15h, a turma de Jornalismo e Literatura, do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA), encerra o semestre letivo com a exibição do trabalho de vídeo teatro “Os Grandes Vulcões”, do Coletivo Comum, de São Paulo. Será transmitido pelo YouTube do Coletivo Comum (Link para uma nova página).

Após a exibição, haverá debate com integrantes da companhia e também do coletivo Aparecidos Políticos, de Fortaleza, que lançará o livro “Somos os que foram”.

Em uma linguagem de teatro documental, a peça faz uma dupla investigação sobre a realidade social do país e do mundo. Inspirada no discurso do dramaturgo Harold Pinter (1930-2008) ao receber o prêmio Nobel de Literatura em 2005, o espetáculo debate as possibilidades da arte e do teatro em responder aos perigos da época atual. “Os Grandes Vulcões” propõe uma reflexão acerca das narrativas e de sua capacidade em expor ou subjugar a verdade histórica.

Para debater o espetáculo, foi convidado o Coletivo Aparecidos Políticos, que, em 2021, completa 10 anos de atuação com intervenções urbanas, escraches, grafites, lambe-lambe e rádio livre na luta por memória, verdade e justiça sobre a Ditadura Militar. Em comemoração à década de existência, eles lançam o livro “Somos os que foram”, com relatos de experiências do grupo e reflexões sobre memória e política.

Ao longo do semestre, a turma de Jornalismo e Literatura estudou como essas duas linguagens foram fundamentais para a construção de narrativas sobre a Ditadura Militar. O encontro entre os coletivos Comum e Aparecidos Políticos é a celebração do papel da universidade pública na construção de uma narrativa crítica sobre o passado recente que ainda hoje permanece resquícios e assombra.

Data:
31/08/2021