Eclipse Solar no Cariri 2023

03/10/2023 a 14/10/2023

« Todos Eventos

• Este evento já passou.

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) promove o evento Eclipse Solar no Cariri 2023, que ocorrerá entre os dias 3 e 14 de outubro e será realizado de forma síncrona e assíncrona. A iniciativa é da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFCA), em parceria com outras instituições de ensino e astronomia do Brasil.  A maioria das atividades presenciais serão realizadas no campus Juazeiro do Norte.

As inscrições podem ser feitas, por meio do site do evento, até o dia do evento. As inscrições são gratuitas e abertas ao público, com exceção da palestra Eclipse Solar no Cariri (atividade voltada apenas para estudantes do E.E.E.P. Violeta Arraes).

Durante os oito dias de evento serão realizadas dez atividades relacionadas à astronomia. Entre elas: oficinas de confecção de óculos especiais para a observação solar, de cálculo das distâncias da Terra à Lua e da Terra ao Sol, e de fotografia de eclipses solares. Também serão realizadas palestras sobre curiosidades sobre eclipse, o eclipse solar no Cariri, o mais famoso eclipse da história e a história da astronomia cearense.

Terça-feira, 3 de outubro
Oficina: Métodos seguros de observação solar
Facilitadores: Felipe Cavalcante (UFCA), Thiago Santiago (UFCA), Ângela Pinheiro, Bruno Abagaro (Urca)
Horário: às 18h