Acesse links das palestras e debates da Semana do Meio Ambiente (Semaco) e do Encontro de Saberes Indígenas (EnSIS)

17/06/2020 - 19h44 a 24/06/2020 - 19h44

• Este evento já passou.
Índios da tribo Xukuru no campus Brejo Santo, no primeiro encontro de Saberes Indígenas do Semiárido, realizado no dia 7 de junho de 2019

A sexta Semana do Meio Ambiente do Cariri Oriental (Semaco – link para uma nova página) e o segundo Encontro de Saberes Indígenas do Semiárido (EnSIS) ocorreram entre os últimos dias 3 a 6 de junho, virtualmente, devido à pandemia do novo coronavírus. Os eventos, organizados pelo Instituto de Formação de Educadores da Universidade Federal do Cariri (IFE/UFCA) discutiram questões sobre sustentabilidade, bem viver no Cariri Oriental e a integração de povos indígenas no contexto da Universidade.
Participaram das palestras e debates comunidades tradicionais, professores, pesquisadores, lideranças e estudantes de todo o Brasil. Foram submetidos e apresentados, em sessão pública, 100 trabalhos de diferentes áreas do conhecimento.

Todas as palestras e debates estão disponíveis na lista abaixo:

3 de junho de 2020
Abertura (link para uma nova página)

Participantes: Amanda Xukuru do Ororubá; Marquinhos Truká; profa. dsc. Laura Hévila Inocêncio Leite; prof. dsc. Robson Almeida; prof. dsc. Rodrigo Lacerda; prof. dsc. Willian Fernando Domingues Vilela

Plenária – Confederação Cariri: resistência étnica no sertão brasileiro ontem e hoje (link para uma nova página)
Participantes: Lideranças dos Povos Indígenas de Ancestralidade Kariri; Celso Celestino (Povo Povo Xukuru-Kariri); Ronaldo Kapinawa (Povo Kapinawá); Claúdio Santana (Povo Kariri Sapuya)
Ary Pankará (Povo Truká); João do Crato (Crato-CE); Estevão Martins Palitot; Departamento de Ciências Sociais do Centro de Ciências Aplicadas e Educação da Universidade Federal da Paraíba
Mediação: Alexandre Oliveira Gomes (Departamento de Antropologia e Museologia da Universidade Federal de Pernambuco)

Momento Cultural – Música e diversidade: conexão Violas dos sertões brasileiro e Argentina (link para uma nova página)
Ivan Vilela: Músico e Professor (USP); Natasha Muriel: Música e Professora (UFCA); Gilvan Grangeiro e Cícero André: Músicos repentistas (Abaiara-CE);

Conferência de abertura da VI SEMACO – Formação de professores e a transição para sociedades sustentáveis (link para uma nova página)
Conferencistas: prof. dsc. Marcos Sorrentino (Esalq/USP)

4 de Junho de 2020

Roda de conversa – A criança e a natureza a partir de três olhares: inclusão, alfabetização ecológica e educação indígena (link para uma nova página).
Participantes: Luciana Medeiros (Administração Pública e Gestão Social – UFCA, Design em Sustentabilidade & Permacultura, Escola Maloca de Permacultura); Marciene Olegário Xukuru (Pedagoga, Povo Xukuru do Ororubá) e Mônica Siqueira Damasceno (doutora em Ambiente e Desenvolvimento. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – campus Juazeiro do Norte)

Roda de Conversa – Curricurilarização da Cultura: ações, projetos e propostas no contexto UFCA (link para uma nova página)
Participantes: Gustavo Ramos Ferreira (Pró-Reitoria de Cultura da UFCA); Willian Fernando Domingues Vilela (Divisão de Fomento à Curricularização da Cultura – UFCA); Emille Sampaio Cordeiro (Faculdade de Medicina – Famed/UFCA); Janailton Coutinho (Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade – CCAB/UFCA)

Roda de Conversa – Influência da cobertura da superfície no microclima local (link para uma nova página)
Participantes: Francineide Amorim (Meteorologia, Ensino de Física – IFE/UFCA); Vilmar Luiz Lermen (Agricultura familiar consorciada à Meliponicultura – Agrodóia); Flávia de Barros Prado Moura (Professora do Programa de Pós Graduação em Agricultura e Ambiente – UFAL) e Yara Macuxi (Antropóloga, agricultura ancestral, Povo Macuxi).

5 de junho de 2020

Conferência – Avançar em tempos de retrocessos – Diversidade, luta e resistências dos Povos Indígenas do Ceará (link para uma nova página)
Participantes: Anna Erika Pinheiro; Jeovah Meireles; Neto Pitaguary e Weiber Tapeba

Conferência – Bem viver em 520 anos de Pandemia: resistência e experiências dos Povos originários (link para uma nova página)
Participantes:  Daiara Tukano (Ativista Indígena, Mestre em Direitos Humanos, Educação e Cultura da Paz, Educadora, Feminista e Coordenadora da Rádio Yandê); Daniel Iberê Guarani M’byá
(Ativista Indígena, Mestre Ciência Política, Doutorando em Antropologia Social – UnB. Autor do livro A Serpente do Capital);
Mediação: Thiago Florêncio

6 de junho de 2020

Conferência – Universidade, um território indígena (link para uma nova página)
Participantes: Gustavo Ramos (Pró-Reitor Adjunto de Cultura – Procult/UFCA); Maurílio Truká (Presidente do CEPPJ e membro da COJIPE); Jane Felipe Beltrão (Universidade Federal do Pará -UFPA)

Conferência – Educação Escolar Indígena: identidade e encantamento (link para uma nova página)
Participantes: Prof. Reginando Kanindé (Povo Kanindé); Prof. Átila Xukuru (Povo Xukuru do Ororubá); Prof. Dioclésio Bezerra da Costa (Povo Potiguara – RN); Profa. Cidinha Truká (Povo Truká)

Sexta Semana do Meio Ambiente do Cariri Oriental (Semaco) e o segundo Encontro de Saberes Indígenas do Semiárido (EnSIS)
Realização: IFE/UFCA
Acesse os perfis da Semaco e EnSIS no Instagram e no Facebook.

17/06/2020 - 19h44
Final: