Conversas Filosóficas

23/09/2019 - 19h00 a 21h30

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Conversas Filosóficas debate tema que compõe programação do X Artefatos da Cultura Negra em 23 de setembro

O Conversas Filosóficas é um evento mensal resultado de uma iniciativa do curso de Filosofia (UFCA) em parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) e com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA). O Conversas promove reflexões filosóficas em formatos de debates e mesas redondas, com a finalidade de discutir temas que estão em evidência na atualidade.

Nesta edição será discutido o tema: “Mulherisma Africana: A Afrocentricidade como Via de Libertação do Cativeiro Mental”, a ação faz parte da programação do X Artefatos da Cultura Negra. No Auditório Bárbara de Alencar (Sala E21 – Bloco E – Piso inferior), na UFCA Campus Juazeiro do Norte. O evento acontece no dia 23/09 (segunda) às 19h, tendo como ministrante do debate Karla Jaqueline Vieira Alves, conhecida como Karla Alves, graduada em História pela Universidade Regional do Cariri, produtora cultural e ativista no movimento de Mulheres Negras.

Vivemos em uma sociedade moldada pela supremacia branca incorporada em práticas institucionais e enraizada nos costumes cotidianos. Estas práticas e costumes configuram como uma opressão cultural eurocêntrica que se manifestam por variadas circunstâncias e por condições que vão se modificando, produzindo um impacto na realidade mental, espiritual, física e material de povos pretos africanos e em diáspora.

Deste impacto disseminam-se diferentes formas de genocídio negro promovidos, portanto, pela doutrina da supremacia branca. Para nos libertar desta cadeia enfatizamos a validade e a emergência da Afrocentricidade como projeto de potencialização de vida do povo preto dentro de uma luta anti-genocida, destacando a teoria do Mulherismo Africano como um elemento central para a construção da visão de mundo Africana disponibilizando este recurso psicológico e cultural necessário para o avanço da liberdade humana.

Acesse o evento do Facebook.

Data: 23/09
Horário: 19h
Local: Auditório Bárbara de Alencar (Sala E21 – Bloco E – Piso inferior) – UFCA Campus Juazeiro do Norte
Convidada: Karla Alves

Detalhes

Data:
23/09/2019
Hora:
19h00 a 21h30
Categorias de Evento:
,
Website:
facebook.com/events/431282234405276/

Organizador

Pró-Reitoria de Cultura
E-mail:
procult@ufca.edu.br

Local