X Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra

23 de setembro - 08h00 a 28 de setembro - 22h00

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

O X Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra, evento que debate africanidades e temas étnico-raciais, busca a interação e troca de conhecimentos entre a educação básica, estudantes e profissionais de ensino superior, educadores e movimentos negros, dando destaque a discussões sobre racismo, resistência e cultura/história negra.

O Artefatos ocorrerá na Universidade Regional do Cariri (URCA), campus Pimenta; na Universidade Federal do Cariri (UFCA), campus Juazeiro do Norte; e no Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Juazeiro do Norte, no período de 23 a 28 de setembro de 2019.

Para ver a programação completa, acesse o site do evento.

X ARTEFATOS DA CULTURA NEGRA

PROGRAMAÇÃO UFCA – CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE*

DIA 24 DE SETEMBRO DE 2019 (TERÇA-FEIRA)
08h30 MESA DE ABERTURA: Laura Hévila Leite (UFCA), Valéria Neves (GRUNEC), Ana Paula dos Santos (NEABI), Lima Júnior (URCA)
09h30 PALESTRA: A branquitude acadêmica, a invisibilização da produção científica negra, o branco-pesquisador e a “salvação de si” – Prof. Dr. Lourenço Cardoso (UNILAB) – Mediação: Prof. Dr. Reginaldo Ferreira (UFCA)
LOCAL: AUDITÓRIO BEATA MARIA DE ARAÚJO

14h OFICINA: Prática coletiva de instrumentos tradicionais africanos – Fábio Simões (Programa Kubata Bantu)
LOCAL: SALA 04, BLOCO K

14h RODA DE CONVERSA: Sociedade dos Poetas de Barbalha – A cultura negra na literatura de cordel – Germano Araújo, Hugo Rodrigues e Maria Lindicássia do Nascimento
LOCAL: SALA 105, BLOCO i

18h CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: Odus, com Bete Pacheco

O caminho que cada um percorre pode ser desvendado através do colecionador de histórias. Ponha-lhe a caminhar e desvende as suas próprias histórias, seja mergulhando nas fontes de Euá ou embalados pelos tambores dos Ibejis. Histórias Selecionadas: O adivinho, Como Ifá escapou da Morte, Euá, Ibejis, Iemanjá.
LOCAL: PÁTIO DO CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE

19h MESA-REDONDA: Do racismo ao terrorismo religioso: Intersecções dos crimes de ódio, consequências e políticas públicas no Brasil – Tatá Nganga/Babalaô Miguel Melo Ifadireo (UPE/UNILEÃO), Doné Herlania Batista Galdino (NEPIR), Iyaolorisa Cicelia de Freitas (Renafro), Juremeiro Felipe Avelar Falcão (OAB/CE), Mediação: Prof. Marcondes Torquato (UFCA)
LOCAL: AUDITÓRIO BÁRBARA DE ALENCAR

DIA 26 DE SETEMBRO DE 2019 (QUINTA-FEIRA)

15h MINICURSO: Filosofia africana: Ancestralidade e encantamento como inspirações formativas para o ensino das africanidades – Profa. Me. Adilbênia Machado (UFC)
LOCAL: SALA 20, BLOCO E

19h CINE-DEBATE: “MAESTRA”, com a presença da diretora Catherine Murphy
Teacher (Maestra, dir. Catherine Murphy, USA 2012, 34 min., áudio em espanhol com legenda em inglês, http://www.maestrathefilm.org) Cuba, 1961: 250.000 voluntárias ensinam 700.000 pessoas a ler e escrever em um ano. Cem mil das professoras tinham menos que 18 anos. Mais da metade eram mulheres. MAESTRA explora essa história através do testemunho das jovens mulheres que saíram para ensinar literatura em comunidades rurais ao redor da linha – e se encontraram profundamente transformadas no processo.
LOCAL: SALA 01, BLOCO C

DIA 27 DE SETEMBRO DE 2019 (SEXTA-FEIRA)

15h MINICURSO: Filosofia africana: ancestralidade e encantamento como inspirações formativas para o ensino das africanidades – Profa. Me. Adilbênia Machado (UFC)
LOCAL: SALA 20, BLOCO E

*Serão emitidas declarações de participação para as pessoas que estiverem nas atividades do campus Juazeiro do Norte – UFCA.

Detalhes

Início:
23 de setembro - 08h00
Final:
28 de setembro - 22h00
Categoria de Evento:
Website:
http://www.urca.br/artefatosculturanegra/x/

Organizador

Pró-Reitoria de Cultura
E-mail:
procult@ufca.edu.br

Local

Campus de Juazeiro do Norte
Av. Tenente Raimundo Rocha, nº 1639
Juazeiro do Norte, Ceará 63048-080 Brazil
+ Google Map
Telefone:
+55 (88) 3221 9200