As mulheres danadas de Rachel de Queiroz: 111 anos da autora

20/12/2021 - 18h30 a 20h30

• Este evento já passou.

Rachel de Queiroz, primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras, construiu uma das obras mais emblemáticas da Literatura Brasileira e Cearense. Seu pioneirismo, a linguagem sem floreios, coloquial, viva e próxima do povo, a perspectiva social dada ao romance, o enfoque no feminino, fizeram com que Rachel de Queiroz criasse uma galeria de mulheres aguerridas para além da Literatura Cearense. Em O Quinze (1930), temos Conceição; em Caminhos de Pedras (1937), Noemi; em As Três Marias (1939) conhecemos Maria Augusta, Maria da Glória e Maria José; em Dôra, Doralina (1975) há Maria das Dores e, em 1992, último romance queirosiano, Memorial de Maria Moura (1992), Maria Moura.

Diante da grande importância da autora, das suas personagens e em comemoração aos 111 de Rachel de Queiroz, os projetos Distocult, Nordestinados a Ler e o programa Paidéia Cidade Educadora realizarão no dia 20 de dezembro, às 18h30min, a mesa intitulada “As mulheres danadas de Rachel de Queiroz: 111 anos da autora” com as debateras Luciana Bessa e Polliana Luna e como mediadora Priscilla Queiroz.

Essa iniciativa conta com a parceria do Laboratório de Estudos em Gestão de Cidades e Territórios (Lacite), Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas (Laurbs), Cineclube em Rede e o Geopark Araripe, tendo como apoio a Universidade Federal do Cariri (UFCA), a Universidade Regional do Cariri (Urca) e a Unesco Global Geopark.

Todos os inscritos receberão certificados.

Inscrições (Link para uma nova página)

Transmissão (Link para uma nova página)

Data:
20/12/2021