Aprendendo a aprender: ciclo de oficinas sobre autorregulação da aprendizagem

17/03/2021 - 08h00 a 05/05/2021 - 17h00

• Este evento já passou.

O projeto “Aprendendo a aprender: ciclo de oficinas sobre autorregulação da aprendizagem” é uma iniciativa da Divisão de Apoio à Permanência, da Coordenadoria de Apoio ao Desenvolvimento Discente, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. Tem o objetivo de apoiar o aprimoramento do processo de aprendizagem do estudante universitário, considerando como princípio norteador o processo de autorregulação da aprendizagem, que foca na possibilidade de o estudante administrar fatores cognitivos, motivacionais, comportamentais e ambientais com a finalidade de alcançar suas metas acadêmicas.

As oficinas serão realizadas semanalmente às quartas-feiras, no horário das 17h às 18h, a partir do dia 17 de março de 2021, pelo Google Meet.

Os estudantes interessados em participar das oficinas devem solicitar inscrição por meio de formulário eletrônico disponível na Plataforma Forms/UFCA (link para uma nova página). Como o formulário será o mesmo para todas as oficinas, as inscrições permanecem abertas até o dia 11 de maio de 2021 – véspera do último dia dos eventos deste ciclo.

Os participantes precisam ter um e-mail institucional, por meio do qual receberão o link de acesso no dia do evento. Quem ainda não tiver um e-mail institucional pode criar a conta por meio do cadastro para estudantes (link para uma nova página). Em caso de dificuldade, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI/UFCA) deve ser acionada pelo e-mail atendimento.dti@ufca.edu.br.

Programação – Ciclo de Oficinas sobre autorregulação da aprendizagem

Oficina “Estabelecimento de objetivos acadêmicos – que sejam concretos, realistas e avaliáveis, considerando o curto, médio e longo prazo”

Data: 17 de março

Local: Google Meet

Facilitador: Tairone Lima (pedagogo)/ Cicera Aldevania (pedagoga)

Oficina “Estratégias de aprendizagem: como realizar melhores anotações?”

Data: 31 de março

Local: Google Meet

Facilitador: Tairone Lima (pedagogo)

Oficina “Gerenciamento do tempo: combatendo a procrastinação”

Data: 07 de abril

Local: Google Meet

Facilitador: Yane Machado (psicóloga)/ Tairone Lima (pedagogo)

Oficina “Ansiedade diante das provas: como controlar?”

Data: 14 de abril

Local: Google Meet

Facilitador: Roosevelt Ibiapina (psicólogo)/ Tairone Lima (pedagogo)

Oficina “Autorregulando a aprendizagem: Planejamento, Execução e Avaliação (PLEA)”

Data: 28 de abril

Local: Google Meet

Facilitador: Tairone Lima (pedagogo)

Oficina “Estudo diário e estudo para avaliação”

Data: 05 de maio

Local: Google Meet

Facilitador: Tairone Lima (pedagogo)/Cicera Aldevania (pedagoga)

Oficina “Memória: as condições que favorecem uma aprendizagem profunda”

Data: 12 de maio

Local: Google Meet

Facilitador: Tairone Lima (pedagogo)/ Cicera Aldevania (pedagoga)

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae/UFCA)
Projeto “Aprendendo a aprender: ciclo de oficinas sobre autorregulação da aprendizagem”.
pedagogia.prae@ufca.edu.br
apoiodiscente.prae@ufca.edu.br