Divulgado resultado da consulta informal para os cargos de Reitor/a e Vice-Reitor/a da UFCA do quadriênio 2023-2027

Publicado em 16/03/2023. Atualizado em 16/03/2023 às 12h50

Foto: Gabriel Souza - Dcom/UFCA

A Comissão Coordenadora da Consulta Pública informal para os cargos de Reitor/a e Vice-Reitor/a da Universidade Federal do Cariri (UFCA) divulgou, na manhã desta quinta-feira, 16 de março de 2023, o resultado do pleito para o quadriênio 2023-2027. Com 1.722 votos, venceram a consulta Silvério de Paiva Freitas Júnior e Ledjane Lima Sobrinho, que formavam a chapa 10.

A chapa recebeu 165 votos de docentes, 1.344 de estudantes e 213 de técnicos/as. 

A chapa 20, formada por Rodrigo Lacerda Carvalho e João Adolfo Ribeiro Bandeira, recebeu 1.128 votos. Foram 129 votos de docentes, 934 de estudantes e 65 de técnicos/as.

Nos dias 14 e 15 de março, estudantes de Graduação e de Pós-Graduação, técnicos/as-administrativos/as e docentes da UFCA tiveram a oportunidade de escolher entre duas chapas. A votação, presencial e secreta, em urnas eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ocorreu nos campi Juazeiro do Norte, Barbalha, Brejo Santo e Crato. 

Nomeação  

Após a consulta informal à comunidade acadêmica, haverá reunião do Conselho Universitário da UFCA para que seja formada a lista tríplice, enviada à Presidência da República. É o presidente da República que escolhe e nomeia o/a próximo/a Reitor/a, dentre os nomes que estão na lista tríplice. A nova representação tem previsão para assumir a UFCA em junho deste ano.

É a segunda vez que a UFCA passa por um processo eleitoral com votação de toda a comunidade acadêmica. O primeiro ocorreu no final de 2018. Criada em 2013, a Universidade teve suas/seus primeiras/os reitoras/es nomeadas/as diretamente pela Presidência da República, o chamado mandato Pro tempore, que ocorre em instituições recém-criadas, ainda em processo de implantação. O mandato da Reitoria dura quatro anos, podendo ocorrer a recondução ao cargo por mais quatro anos, caso haja reeleição. 

Conheça o perfil dos vencedores

Silvério de Paiva Freitas Júnior

É professor do Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB), campus Crato. Já foi vice-coordenador do curso de Agronomia da UFC/UFCA, já ocupou o cargo de Pró-Reitor de Planejamento e Orçamento e atualmente é Pró-Reitor de Administração. Atuou como presidente da Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas (gestão 2011-2013) e hoje é representante do Nordeste na Comissão Nacional de Administração do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento. Possui graduação em Agronomia e mestrado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). É doutor em Genética e Melhoramento de Plantas e pós-doutor pelo Programa Nacional de Pós-Doutoramento do Brasil (PNPD/CNPq), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas da UENF.

Ledjane Lima Sobrinho

É professora do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), campus Juazeiro do Norte. Já ocupou o cargo de coordenadora na Coordenadoria de Controle Acadêmico (CCA) da Pró-Reitoria de Ensino (Proen). Depois assumiu a Coordenadoria de Atenção e Integração Estudantil, da Diretoria de Assistência Estudantil (DAE). Em seguida, assumiu a Diretoria de Assistência Estudantil e logo depois passou a atuar como Pró-Reitora de Assuntos Estudantis. Atualmente, ocupa, no Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Estudantil, a função de representante da Regional Nordeste. É bacharela em Química pela Universidade Federal de Sergipe, mestra em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutora em Engenharia Metalúrgica e de Materiais também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Materiais Poliméricos, com ênfase em Polímeros Termorrígidos e Materiais Compósitos. 

Serviço

Comissão Coordenadora da Consulta Pública
comissaoconsulta@ufca.edu.br