Cerimônia em Icó finaliza ciclo 2019.1 de colações de grau na UFCA

Publicado em 31/08/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h22

Estudantes de História da UFCA colam grau, em cerimônia realizada em agosto de 2019. Foto: Emanoella Callou - Dcom/UFCA

O ciclo de colações de grau 2019.1 da Universidade Federal do Cariri (UFCA) encerrou-se nesta sexta-feira (30), com cerimônia na cidade de Icó. Na solenidade, no Teatro Ribeira dos Icós, sete estudantes do Instituto de Estudos do Semiárido (Iesa/UFCA) foram titulados bacharéis em História. Acesse as fotos do evento.

O curso da UFCA já não recebe novos estudantes e será extinto quando o último graduando concluir sua formação. Seus antigos professores já estão exercendo funções no campus Juazeiro do Norte, sede da UFCA.

Compuseram a mesa da cerimônia o Reitor da UFCA, Ricardo Ness; o Pró-Reitor de Graduação, Plácido Andrade; o Diretor do Iesa/UFCA, Rodrigo Capistrano;  o paraninfo da turma formanda, Jucieldo Ferreira; o professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFCA), Ives Romero Tavares; o professor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/UFCA), Rafael Perazzo; o Vice-Diretor do Instituto de Sociedade, Cultura e Arte (IIsca/UFCA), Nilo Batista (natural de Icó); e, representando o Governo Municipal, a Secretária de Relações Institucionais do Gabinete da Prefeitura, Ana Glesse Oliveira.

Patrimônio Histórico de Icó marca discursos da noite

O formando José Edson do Carmo Lima foi o orador discente da turma de concludentes. Ele destacou a importância da ênfase do curso de História da UFCA em gestão do patrimônio: “Icó é uma cidade patrimonial de estimado valor histórico, facilmente identificado até mesmo aqui e agora. Podemos observar esse lindo teatro que nos acomoda, como tantas outras edificações que nossa histórica cidade comporta. Monumentos como esse, que resistiram ao tempo, representam hoje a nossa resiliência, a nossa persistência em ficar de pé, a nossa vontade de resistir às intempéries da vida”, disse.

Já o professor Jucieldo Ferreira discursou representando o corpo docente do curso.  Em sua fala, trouxe uma reflexão sobre o protagonismo adquirido pelos novos bacharéis com a formatura: “Acredito, piamente, que vocês serão protagonistas na transformação de suas comunidades. A maioria dos que se formam hoje são cidadãos de Icó, patrimônio nacional. O traçado e edificações da cidade contam capítulo importante da história do sertão brasileiro. Não por acaso, o foco do Projeto Pedagógico Curricular do Bacharelado em História foi a gestão do patrimônio. Ao observar as monografias defendidas, notamos como o investimento do curso na discussão patrimonial foi proveitosa”, afirmou.

Após os discursos discente e docente, o juramento da cerimônia de colação de grau foi proferido pelos formandos, conduzido pela concludente Maria Edinalda Marinheiro Lucena.

“O que será do campus Icó da UFCA?”

Ao fim da colação de grau de Icó, o Reitor, Ricardo Ness, aproveitou para comentar a proposta do recém-lançado Programa Institutos e Universidades Empreendedoras e Inovadoras (Future-se). Tanto o Reitor, pessoalmente, quanto o Conselho Universitário da UFCA (Consuni) já rejeitaram o texto: “O projeto tem certas propostas boas, que não são novidades, e novidades que não são boas, pois atingem frontalmente o preceito constitucional da autonomia das nossas universidades”, disse.

Ricardo também falou sobre o destino do campus da UFCA no Centro-Sul cearense com o fim do curso de História: “O que será do campus Icó da UFCA diante de um quadro tão adverso? Afirmo: dependerá da vontade e da determinação daqueles cidadãos que compreendem a importância da presença, consolidada, de um campus de uma Universidade Federal pública, gratuita e de qualidade, especialmente em um município tão rico em história como Icó ”, declarou.

Colações de Grau 2019.1

Nos quatro dias de cerimônia de colação de grau 2019.1 na UFCA, 124 concludentes deixaram a instituição formados em suas áreas. Com isso, a UFCA já soma 2.200 egressos de Graduação.

A primeira das solenidades do ciclo 2019.1 foi em Brejo Santo, no último dia 9 de agosto. Na sequência, houve duas cerimônias no campus Juazeiro do Norte, nos últimos dias 15 e 16.

Campus Juazeiro do Norte
+55 (88) 3221.9267