Universidade Federal do Cariri ganha autonomia com o funcionamento do novo SIGAA nesta segunda-feira, 9 de abril

Publicado em 09/04/2018. Atualizado em 31/10/2022 às 11h13

O novo SIGAA da Universidade Federal do Cariri (UFCA) entrou em operação nesta segunda-feira (9). De 28 de março a 9 de abril, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), da UFCA, esteve mobilizada na transferência dos dados acadêmicos dos Módulos de Graduação e Stricto, que até então estavam dentro do Sistema SI3 da Universidade Federal do Ceará (UFC). A migração foi bem sucedida e o sistema está funcionando normalmente no link https://sig.ufca.edu.br/sigaa.

Com a operação do novo SIGAA, a UFCA entra em uma nova fase, pois conquista sua autonomia na gestão acadêmica, uma vez que o novo sistema vai ampliar e melhorar a gestão das áreas de ensino, pesquisa, extensão e cultura.

Histórico

Em 2013, a UFCA foi oficialmente desmembrada da Universidade Federal do Ceará (UFC), surgindo como universidade independente e com a necessidade de implantação de seus sistemas próprios de gestão administrativa e acadêmica.

O processo de implantação do sistema próprio da UFCA começou em 2015, com a assinatura do termo de cooperação com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para adoção do Sistema de Gestão Integrada (SIG), que inclui o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Em seguida, foi necessário adquirir, num investimento na ordem de R$ 1,5 milhão, um datacenter, que é um centro de processamento e armazenamento de dados para suportar os sistemas. Além disso, a UFCA, através da DTI, ampliou a rede de dados e a rede sem fio e contratou uma empresa especializada para fazer a migração de dados do SIGAA da UFC para o novo sistema.

Depois de um longo período de trabalho envolvendo prioritariamente a DTI e a Pró-reitoria de Ensino (PROEN), a partir de agora a UFCA ganha autonomia, com possibilidades de implantação de outros sistemas para as áreas de bolsas e auxílios, extensão, pesquisa, restaurante universitário, emissão de diplomas, etc.

Dentre as mudanças está, por exemplo, a plena autonomia da UFCA em criar suas próprias disciplinas a partir do Regimento de Graduação da UFCA. Antes as disciplinas e as grades curriculares dos cursos estavam limitadas às disposições da UFC. Outro exemplo de mudança é que os estudantes aprovados no Sisu precisavam ser cadastrados no sistema da UFC, em Fortaleza, para a obtenção de seu acesso ao sistema acadêmico. A partir de agora, todo o processo será feito na UFCA.