Último episódio da série “UFCA do Futuro” traz pró-reitores de Planejamento e Orçamento e de Administração e suas perspectivas para o futuro da Universidade

Publicado em 17/08/2023. Atualizado em 17/08/2023 às 12h07

Nesta quinta-feira, dia 17 de agosto de 2023, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) publicou o quinto, e último, episódio da série “UFCA do Futuro”, disponível nas redes sociais da Instituição. Neste episódio, os pró-reitores de Planejamento e Orçamento (Proplan/UFCA), Juscelino Pereira Silva, e de Administração (Proad/UFCA), Tiago Alencar, falaram sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2025) e os planos para a Administração e Planejamento da UFCA.

Juscelino Pereira falou sobre os objetivos da Proplan/UFCA, um setor estratégico para a Universidade, que busca guiar os gestores e integrantes da comunidade acadêmica por meio do planejamento estratégico, do orçamento, da governança, da avaliação institucional, dos projetos e da gestão da sustentabilidade.

Para os próximos anos, a Proplan/UFCA pretende otimizar o planejamento orçamentário discricionário (é a verba que a Universidade tem flexibilidade para decidir como utilizar), promover a sustentabilidade orçamentária institucional e fortalecer a cultura da sustentabilidade na UFCA, por meio da vinculação dos projetos, das ações e das iniciativas institucionais aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Tiago Alencar, por sua vez, destacou a missão da Proad/UFCA, sendo essa a Pró-Reitoria responsável pela gestão de compras, contratações, materiais e patrimônio, fiscalização de serviços terceirizados e execução contábil e financeira. Além disso, a Pró-Reitoria de Administração é a unidade que efetua e executa o pagamento de bolsas, salários das colaboradoras e dos colaboradores terceirizados, e os contratos, como por exemplo, com restaurante universitário, limpeza e vigilância.

Dentre os objetivos pretendidos pela unidade, estão a melhoria dos processos de contratações e a otimização do processo de execução orçamentária. Disponível abaixo, o episódio mais recente foi traduzido para Língua Brasileira de Sinais (Libras) pelo tradutor-intérprete de Libras-Português Otniel Rodrigues.

UFCA do Futuro

Ao longo de cinco vídeos, a série “UFCA do Futuro” abordou as funções e planos de todas as Pró-Reitorias que compõe a UFCA.  O primeiro episódio contou com o discurso do reitor da UFCA, professor Silvério Paiva. No episódio anterior, o quarto publicado, as ações da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae/UFCA) e de Gestão de Pessoas (Progep/UFCA) foram destacadas.

dcom@ufca.edu.br