UFCA Solidária distribuiu 5.951 kg de alimentos para famílias de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Brejo Santo em 2020

Publicado em 11/01/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 15h42

Alimentos doados na primeira etapa da campanha ao Instituto Severino Duarte para famílias do João Cabral. Foto: Aretuza Tenorio/UFCA

De abril a dezembro de 2020, a ação UFCA Solidária, que começou inicialmente como uma campanha entre os servidores da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e, em seguida, foi institucionalizada como projeto de Extensão, arrecadou 541 cestas básicas de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social durante a pandemia de Covid-19. No total, foram distribuídos 5.951 kg de alimentos em bairros, localidades e instituições dos municípios do Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Brejo Santo (ver lista abaixo).

O coordenador da ação, professor Marcelo Bezerra, avalia que o projeto teve o melhor resultado possível, uma vez ganhou força e recebeu o apoio de muitas empresas, empresários e artistas. De acordo com Marcelo, os apoios foram de diversas ordens, logísticos, institucionais e na divulgação. Marcelo destaca ainda as participações da servidora Aretuza Sousa Tenório, ouvidora da UFCA, e do servidor Francisco de Assis Nogueira, chefe de gabinete da Reitoria da UFCA, que estiveram, junto com ele, na linha de frente da ação.

Embora a UFCA Solidária tenha cumprido um papel importante de amenizar as dificuldades de famílias em vulnerabilidade social da região, Marcelo conta que o projeto deverá ser reformulado, para que sejam incluídos aspectos educativos e de orientação cidadã. “O espírito solidário nunca pausa, nunca para, acho que a gente tem só que repensar um novo formato, novas ideias, ajudar de uma forma também cidadã”, explicou. A intenção é que o projeto inclua, em sua atuação, orientações sobre empreendedorismo, associativismo, montagem de cooperativas, além de orientações sobre busca pelos direitos, como benefícios, aposentadorias, dentre outros. “A gente pode estabelecer um novo formato, mas a ideia de permanecer existe sim”, completou.

Lista dos bairros, localidades e instituições beneficiadas pela UFCA Solidária:

Crato: Seminário, Muriti, Sertãozinho, Alto da Penha, Baixio do Palmares, Vila Lobo, Vila Alta, Centro, Distrito de Santa Fé, Distrito da Ponta da Serra;

Juazeiro do Norte: João Cabral, Campo Alegre, Horto, Vila Real, Limoeiro, Timbaúba;

Barbalha: Alto da Alegria, Rosário, Distrito de Arajara, Muriti, Sertãozinho;

Brejo Santo: Casas de Acolhimento: Filhos Amados do Céu e Abrigo Jesus, Maria e José.