UFCA recebe doação de acervo do poeta Pedro Bandeira

Publicado em 12/05/2023. Atualizado em 12/05/2023 às 11h34

Acervo do poeta paraibano Pedro Bandeira, radicado no Cariri. Doação para a UFCA ocorreu em 9 de maio de 2023. Foto: Paulo Rossi - Dcom/UFCA

O curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA) realizou na última terça-feira, dia 9 de maio de 2023, uma cerimônia para recepção de acervo doado pela família do poeta paraibano, radicado no Cariri, Pedro Bandeira. A cerimônia, realizada no Miniauditório Bárbara de Alencar, campus Juazeiro do Norte, contou com a presença do reitor, Ricardo Ness, e com a de outras autoridades universitárias e municipais.

“Príncipe dos poetas populares”, Pedro Bandeira foi repentista, cantador de viola, filósofo, teólogo, escritor, radialista e apresentador de TV – elogiado publicamente por grandes nomes nacionais, como Câmara Cascudo, Jorge Amado e Carlos Drummond de Andrade. Nascido em São José de Piranhas, na Paraíba, Pedro recebeu, em 2018, o título de Tesouro Vivo do Estado do Ceará, pela obra robusta, escrita desde criança, com incontáveis músicas e versos. Apresentou-se por todo o Brasil e também no exterior, recebendo diversos prêmios, diplomas, homenagens e comendas.

“Não é um arquivo só de Pedro Bandeira, é um arquivo da poesia, do repente de viola de todo o Brasil”, relatou Íria Bandeira, filha do poeta. Ela complementa afirmando que seu pai era reconhecido entre os poetas por tê-los ensinado a vender seus trabalhos.

Além de Íria, outros dois membros da família de Pedro se fizeram presentes durante o evento: sua filha, Analica, e seu neto, Pedro Ian.

Antes e após a doação, os cantadores Jonas Bezerra e Chico Alves apresentaram canções autorais e cantaram repentes, ao som de violas. Também presente na cerimônia, a poetisa Rosário Lustosa, próxima de Pedro Bandeira, leu um cordel que fez em homenagem ao poeta, durante o evento.

Cantadores Jonas Bezerra (esq.) e Chico Alves (dir.) apresentam durante doação de acervo de Pedro Bandeira à UFCA. Foto: Paulo Rossi – Dcom/UFCA
Pedro Ian, neto de Pedro Bandeira, registra apresentação de Jonas Bezerra e Chico Alves durante cerimônia de doação de acervo do poeta. Foto: Paulo Rossi – Dcom/UFCA
Poetisa Rosário Lustosa, durante doação de acervo de Pedro Bandeira à UFCA. Foto: Paulo Rossi – Dcom/UFCA

Cerimônia de Doação do Acervo

No total, a UFCA recebeu, até o dia da cerimônia, 9 caixas, contendo cordéis, quadros com fotografias, livros, discos e troféus de Pedro Bandeira. Todas as doações, que são de diferentes épocas e fases da vida do artista, passarão por tratamento de higienização e por ações de preservação preventiva.

Ao contar sobre a vida do pai, Íria Bandeira emocionou-se em diversos momentos e relembrou manias de Pedro, como a de dormir com diversos livros e cadernos embaixo de sua rede: “Às vezes, ele acordava de madrugada com algum verso em mente e já o transcrevia. Ele só dormia de rede. Se vocês quiserem essa rede, a gente doa essa rede também”, brincou Íria. Apesar da brincadeira, a família se colocou à disposição da Universidade para doar ainda mais itens, futuramente.

(Da esq. para a dir.) Reitor da UFCA, Ricardo Ness, Íria Maria Bandeira (filha de Pedro Bandeira) e Secretário de Cultura de Juazeiro do Norte, Vanderlucio Lopes, durante doação de acervo do poeta à UFCA. Foto: Paulo Rossi – Dcom/UFCA

Emocionado, Ricardo Ness comentou sobre a importância do acervo doado pela família de Pedro e de outros acervos já incorporados à Universidade. Conforme o reitor, a ideia é que a UFCA crie um Museu para expor todos os itens recebidos, mas, para isso, a instituição precisa de um espaço adequado, o que ainda não se materializou na Universidade.

Também presente na cerimônia, a professora do curso de Biblioteconomia da UFCA, Francisca Pereira dos Santos, conhecida como Fanka Santos, reforçou a necessidade de se criar um espaço para exposição de itens já mantidos pelo Laboratório de Ciência da Informação e Memória (Lacim), responsável pela guarda do acervo doado pela família de Pedro Bandeira: “A gente precisa de estantes”, frisou a docente, provocando risos na plateia.

Professora Fanka (de pé), da UFCA, durante doação de acervo de Pedro Bandeira à Universidade. Foto: Paulo Rossi – Dcom/UFCA

Laboratório de Ciência da Informação e Memória

O Laboratório de Ciência da Informação e Memória, vinculado ao curso de Biblioteconomia da UFCA, surgiu em 2009 como um espaço tanto de memória quanto de práticas de ensino e pesquisa para o curso.

Vice-Coordenadora do curso de Biblioteconomia e tutora do Lacim, a professora da UFCA Vitória Gomes afirma que a doação do acervo de Pedro Bandeira não só é importante para o curso de Biblioteconomia, como também é “importante para a cultura brasileira” como um todo: “Ele [o acervo] é um patrimônio que nós temos e que agora a UFCA tem a missão de salvaguardar e proteger”, finaliza.

Professora Vitória Gomes concede entrevista sobre doação do acervo de Pedro Bandeira ao Lacim/UFCA. Foto: Paulo Rossi – Dcom/UFCA

Em breve, o acervo de Pedro Bandeira estará disponível para consulta pela comunidade acadêmica da UFCA e também por parte dos públicos externos. Para ter acesso às obras e aos itens sob a guarda do Lacim/UFCA, basta agendar uma visita, pelo perfil do Laboratório no Instagram ou pelo e-mail lacim.ccsa@ufca.edu.br.

Curso de Biblioteconomia – UFCA
Laboratório de Ciência da Informação e Memória