UFCA produz plataforma digital que ajudará empresas a buscarem profissionais de Tecnologia da Informação

Publicado em 18/11/2022. Atualizado em 18/11/2022 às 11h03

Foto: Fernanda Simplício - Arquivo Dcom/UFCA

No Cariri cearense, muitas empresas, especialmente os micro e pequenos empreendimentos, ainda têm dificuldades de conseguir profissionais de Tecnologia da Informação (TI) para atender suas demandas. Seja pelos custos desses profissionais, seja pela dificuldade de encontrar aquele mais adequado para resolver o problema da empresa. Pensando nessa situação, uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal do Cariri (UFCA) está produzindo uma plataforma digital que pretende reduzir a dificuldade das empresas de TI em contratar e reter os profissionais da área no Cariri. 

O projeto, chamado Conecte-se Cariri, foi aprovado no Edital nº 01/2022 (link para uma nova página), dos Programas Clusters Econômicos de Inovação e Corredores Digitais, realizado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). O edital seleciona pesquisadores com o objetivo de desenvolver uma solução para um problema apontado em um período de seis meses (julho a dezembro de 2022).

Problema a ser resolvido

Um problema pode ser visto como uma demanda da sociedade por atividades de pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e inovação, com propósito maior de levar soluções que promovam o desenvolvimento sustentável do Cariri de forma mais eficaz. No caso do Conecte-se, conforme um dos pesquisadores do grupo, professor Milton Jarbas, do curso de Ciências Contábeis da UFCA, a ideia é entregar um site completo que consiga atender à demanda das empresas por profissionais de TI. 

“A empresa se cadastra. Os profissionais também vão se cadastrar e colocar algumas informações. Quando a empresa tiver com uma determinada demanda, ela já conseguirá ver qual o profissional que ela deseja. E aí vai querer conversar com esse profissional para fazer o serviço que ela deseja”, explicou. Além do cadastro dos profissionais já formados na área, terá também o banco de dados dos estudantes de universidades e de institutos de ensino técnico que podem oferecer alguns serviços como estagiários. 

Equipe

Além do professor Milton Jarbas, o grupo é formado pela professora Polyandra Zampiere (Ciências Contábeis) e pelo professor Elias Pereira (Administração). Também fazem parte da equipe o discente do curso de Ciências Contábeis, Alysson Leite, e o engenheiro de software Eduardo Caetano. 

Depois do trabalho concluído, a intenção do grupo é patentear a inovação tecnológica, colocando o produto à disposição, principalmente dos micro e pequenos empresários, para contribuir com a resolução de suas demandas.

Serviço

Projeto Conecte-se Cariri
https://conectesecariri.com.br/ (link para uma nova página)
@conectesecariri (link para uma nova página)