UFCA produz álcool 70% e sabão líquido para distribuir entre comunidade acadêmica e comunidade carente do Cariri

Atualizado em 27/08/2020 às 16h09

Foto: Allana Lima (CCT)

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) deu início à produção de álcool 70% e sabão líquido para serem usados nas ações de enfrentamento da Covid-19. A produção, que será distribuída entre os membros da comunidade da UFCA, profissionais de saúde e população carente do Cariri, é resultado de um projeto de extensão proposto pelos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Materiais, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT). Dentre os municípios que deverão receber a produção estão Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda, Santana do Cariri, além de Brejo Santo e Icó.

O objetivo da UFCA é produzir 6,1 mil frascos de 100 ml de álcool 70% e 2 mil frascos de 500 ml de sabão líquido. A confecção começou pelo sabão líquido. De acordo com a professora da UFCA, Allana Kellen Lima Santos Pereira, coordenadora do projeto, foram produzidos uma média de 262,5 litros de sabão líquido por dia. Na próxima semana, será dado início a produção de álcool 70% e a distribuição do sabão líquido já produzido. O álcool 70% tem previsão de distribuição a partir da segunda semana de setembro.

Ao todo, onze pessoas estão envolvidas na produção desse material, sendo três docentes da UFCA, Allana Lima, Marcelo Santiago e André Oliveira; dois técnico-administrativos, Tiago Alencar e Leandro Correia; e quatro estudantes da UFCA, Ana Gabriela (Engenharia de Materiais), Daniel Yuri (Agronomia); Petrison Belém (Engenharia Civil) e Tahyná Cavalcante (Engenharia Civil); além de dois químicos voluntários, Yoshihide Oliveira e Rubens Macedo. A produção está sendo feita no Laboratório de Química da UFCA por grupos de, no máximo, três pessoas por vez, devidamente paramentados com máscara, face shield, luvas e outras medidas de segurança. O projeto conta com a parceria do Conselho Regional de Química (CRQ 10ª Região), viabilizada pelo representante no Cariri, o químico Yoshihide Oliveira, e tem como profissional de química responsável Rubens Macedo.

Para a confecção dos frascos de sabão líquido e álcool 70%, a UFCA teve de adquirir a matéria-prima e materiais específicos para a produção, tais como frascos, borrifadores, baldes, detergente saneante, barrinete, álcool etílico e alcoômetros, somando um investimento no valor em torno de R$ 22.390,00.

Serviço

Projeto de Extensão de produção de álcool 70% e sabão líquido para ações de enfrentamento da Covid-19
allana.lima@ufca.edu.br