UFCA participa da segunda edição do Circuito Urbano da ONU-HABITAT

Publicado em 04/10/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h36

Foto: Diego Coelho/CCSA/UFCA

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) participará da segunda edição do Circuito Urbano da ONU-HABITAT (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos), nos dias 16 e 31 de outubro. Este ano o tema geral será “Cidades Inovadoras e Inclusivas” e terá como pergunta inspiradora “Como a inovação pode aprimorar serviços e políticas urbanas de maneira inclusiva e sustentável?”.

O Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas (Laurbs) e o Programa Paidéia Cidade Educadora, por meio da Rede de Cooperação e Estudos em Sustentabilidade, Inovação e Políticas Públicas (RESIPP), integram o Circuito Urbano da ONU Habitat, no dia 16 de outubro, com uma mesa redonda “Em busca da cidade inovadora, inclusiva e sustentável: experiências no Cariri cearense”. A programação contará com a presença da Secretária de Educação de Brejo Santo, Ana Jaqueline Braga Mendes; da arquiteta e ex secretária de Infraestrutura de Juazeiro do Norte, Gizele Menezes; e dos professores da UFCA Diego Coelho, Polliana Luna e Willian Fernando Domingues.

A atividade também será a abertura da sétima Semana do curso de Administração Pública da UFCA. Quem quiser receber certificado pode se inscrever no site da Semana de Administração Pública.

Marcando a celebração do Dia Mundial da Cidade, o Laboratório de Estudos em Gestão de Cidades e Territórios (Lacite) e o Observatório das Cidades do Cariri realizarão, no próximo dia 31 de outubro, a partir das 8h, o Décimo Primeiro Cidades em Debate. Com o tema “Inovações participativas e engajamento cidadão na construção da cidade que queremos”, o evento acontece no auditório do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Juazeiro do Norte.

A programação inclui a realização de dois painéis temáticos que abordarão a discussão sobre cidades, inovação e sustentabilidade urbana, a partir de uma perspectiva interdisciplinar. No período da tarde será realizada a oficina “Que Cidade Queremos?”, cujo objetivo é elaborar um repertório de ações propositivas e identificar possibilidades de incidência nas políticas públicas para as cidades do Cariri.

ONU-HABITAT

O ONU-HABITAT realiza todos os anos o Outubro Urbano. A iniciativa se inicia com o Dia Mundial do Habitat (na primeira segunda-feira do mês de outubro) e se encerra com o Dia Mundial das Cidades (31 de outubro). O Outubro Urbano conta sempre com dois temas selecionados para compartilhar conhecimentos e experiências, com o objetivo de promover um futuro urbano melhor.

Para dar visibilidade aos temas do Outubro Urbano, o escritório do ONU-HABITAT no Brasil criou, em 2018, o Circuito Urbano, uma convocatória para apoiar institucionalmente eventos organizados por diversos atores, que ocorram durante o mês de outubro. A UFCA conseguiu emplacar esses dois eventos.