UFCA oferta 880 vagas no Sisu 2020: cursos de Veterinária e Pedagogia serão oferecidos pela primeira vez

Publicado em 02/12/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h45

Vista aérea do campus Juazeiro do Norte. Foto: Gabriel Souza e Luyan Costa/DCOM

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) ofertará 880 vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2020. As vagas estão disponíveis em 19 cursos nos campi de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Brejo Santo.

O Termo de Adesão (link para uma nova página), assinado pela UFCA, informando o total de vagas ofertadas pela instituição por curso e modalidade de concorrência, pode ser consultado no Portal UFCA. O cronograma do Sisu 2020 ainda não foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).

Pela primeira vez, a UFCA ofertará vagas nos cursos de Licenciatura em Pedagogia (Brejo Santo) e Bacharelado em Medicina Veterinária (Crato). No primeiro, serão oferecidas 30 vagas. Já no segundo, 50 vagas.

Cotas

Do total de vagas, 50%, ou seja, 440 vagas serão destinadas a estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, conforme determinado pela Lei nº 12.711/2012.

As vagas reservadas às cotas são subdivididas para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita e para estudantes de escolas públicas com renda familiar superior a um salário mínimo e meio.

Em ambos os casos, também será levado em conta percentual mínimo correspondente ao da soma de pretos, pardos e indígenas no estado, de acordo com o último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nas cotas também estão as vagas destinadas a pessoas com deficiência.

Sisu

O Sisu é o sistema informatizado do MEC, por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. Podem se inscrever no Sisu 2020 os candidatos que fizeram o Enem de 2019 e tenham obtido na redação nota que não seja zero.

A inscrição no Sisu deve ser feita com o número de inscrição e a senha do Enem de 2019. Tudo é feito exclusivamente pela internet, na página do Sisu (link para uma nova página), sem a cobrança de taxas. Ao finalizar a inscrição, o candidato deve imprimir o comprovante.

*Com informações do Ministério da Educação

Pró-reitoria de Graduação