UFCA melhora indicador de qualidade que avalia as Instituições de Ensino Superior, o IGC

Publicado em 17/12/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h43

Foto: Emanoella Callou - Dcom/UFCA. Imagem feita em 2019, antes da pandemia da covid-19

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) registrou aumento no indicador de qualidade que avalia as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, saltando de 3 para 4 (bom). O índice Geral de Cursos (IGC) é um indicador de qualidade da Educação Superior, divulgado anualmente. É como um selo de qualidade, uma sinalização para a sociedade do quão satisfatórias são as atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura desenvolvidas pelas instituições.

O indicador, que varia de 1 (insuficiente) a 5 (muito bom), envolve as notas obtidas nas avaliações dos cursos de graduação – realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC) – e pós-graduação – realizadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A nota 4 obtida pela UFCA evidencia a excelência dos cursos de graduação e pós-graduação ofertados pela instituição.

Alcançar um bom resultado no IGC é de suma importância, uma vez que ele se traduz em melhores oportunidades em realizar convênios e parcerias com outros órgãos (públicos e privados, nacionais e internacionais); simplificação dos processos regulatórios junto ao MEC, tais como criação de cursos, aumento de vagas, entre outros; maior procura dos estudantes pelos cursos da UFCA; maior e melhor visibilidade da UFCA junto a outras IES nacionais e estrangeiras, por exemplo.

Para aferir a nota, são consideradas as notas dos cursos de graduação avaliados pelo INEP, expressas pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC), que é o indicador específico dos cursos, e as notas dos cursos de pós-graduação avaliados pela CAPES. No ano de 2018, foram avaliados os cursos de graduação do ciclo vermelho, além dos cursos de pós-graduação stricto sensu ofertados pelas IES. No caso da UFCA, entraram no cálculo as notas obtidas pelos cursos de Jornalismo, Administração e Administração Pública mais as notas dos cursos de pós stricto sensu ofertados pela UFCA.

Coordenadoria de Dados Acadêmicos (CGDA-Prograd/UFCA)
cgda.prograd@ufca.edu.br