UFCA lança novos questionários de Autoavaliação Institucional. Discentes, docentes e servidores técnico-administrativos já podem responder a formulários

Publicado em 03/01/2022. Atualizado em 03/01/2022 às 17h32

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) lançou novos questionários para a sua Autoavaliação Institucional periódica. Participam da Autoavaliação da Universidade, além da comunidade acadêmica (discentes, servidores docentes, servidores técnico-administrativos e colaboradores terceirizados), a sociedade civil externa à UFCA. Cada um desses públicos responde a um questionário específico de autoavaliação, com exceção de técnico-administrativos e terceirizados, que respondem ao mesmo formulário.

Discentes e docentes da UFCA já podem realizar sua Autoavaliação Institucional, referente ao período letivo 2021.1 (o último período cursado na Universidade, em razão dos impactos da pandemia de covid-19 no calendário acadêmico), por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa – link para uma nova página). Já os servidores técnico-administrativos podem realizar sua Autoavaliação, referente a todo o ano de 2021, por meio de link enviado a cada um/a, por e-mail.

Os colaboradores terceirizados irão receber seu formulário, por e-mail, no próximo dia 15 de janeiro; mesma data em que será disponibilizado o questionário voltado para a sociedade civil externa (link para uma nova página).

Todos os questionários permanecerão disponíveis para resposta até o dia 15 de fevereiro de 2022.

Como funciona a Autoavaliação Institucional na UFCA

A Autoavaliação Institucional da UFCA efetiva na instituição o que preconiza o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes – link para uma nova página): uma lei federal que fornece as diretrizes para a implementação de diferentes avaliações nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileira, tais como: avaliação institucional interna (autoavaliação) e externa; avaliação de Cursos de graduação e avaliação do desempenho dos discentes, esta realizada por meio do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Estudantes e servidores docentes da UFCA participam semestralmente da Autoavaliação Institucional, respondendo a questionários referentes à organização didático-pedagógica, à política institucional, à infraestrutura e às coordenações dos cursos. No caso dos discentes, é possível avaliar ainda o trabalho dos professores.

Já os servidores técnico-administrativos e os colaboradores terceirizados participam anualmente da autoavaliação, avaliando aspectos relacionados a políticas institucionais, ao acesso e à comunicação com a gestão superior e a do setor de trabalho, à infraestrutura e a serviços. A sociedade civil, por sua vez, participa anualmente da avaliação institucional da UFCA, avaliando os meios utilizados pela UFCA para se comunicar com o público externo, a reputação da UFCA e os serviços ofertados pela Universidade.

Comissão Própria de Autoavaliação
cpa@ufca.edu.br

Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (Cimai-Proplan/UFCA)
cimai.proplan@ufca.edu.br